Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Edição de Santa Maria encerra o VI Fórum Permanente de Extensão

Foi realizada, na tarde desta terça (05), a última edição do IV Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio dos campi da UFSM, para ouvir as demandas da comunidade local. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a participação de gestores da UFSM, da comunidade acadêmica da UFSM Santa Maria e da comunidade local. A realização do evento faz parte dos esforços empreendidos pela UFSM para a promoção de uma Extensão socialmente comprometida com as demandas locais, possibilitando que o público indique quais devem ser as prioridades da Instituição para atuar junto à sociedade.

Além de escutar as demandas da comunidade, esta edição do Fórum teve por objetivo não apenas visibilizar alguns projetos desenvolvidos pelo campus, de acordo com as prioridades apontadas em 2019, mas também apresentar a nova plataforma de coleta de dados – vinculada à Agenda 2030.

Para o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, sem alunos, professores e técnicos-administrativos, não há Extensão Universitária, impossibilitando que a Universidade cumpra o seu papel de promover ações que cheguem a todos os segmentos e grupos sociais. Flavi ressaltou que, para o trabalho extensionista, é fundamental a interação com a comunidade, e que, embora nem todos os grupos consigam acessar as tecnologias de mediação durante esse período de pandemia, a Extensão da UFSM vem se reinventando e encontrando novas formas de manter esse vínculo com a sociedade. O Pró-Reitor finalizou destacando que a atuação da Extensão vem se fortalecendo cada vez mais – resultado do comprometimento dos e das extensionistas.

O Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, lembrou que é através da Extensão que é possibilitado à Universidade sair de seus muros e compartilhar não apenas a Ciência, mas também a tecnologia produzida por ela. De acordo com Luciano, uma das principais forças da UFSM são as ações que a Instituição vem desenvolvendo na sociedade e que, mesmo durante a pandemia, continuam sendo desenvolvidas pela Instituição através de centenas de projetos.

Ao apresentar a nova plataforma de coleta de dados, o Pró-Reitor Substituto de Extensão e Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, enfatizou os esforços da UFSM no trabalho de escuta da sociedade, o que possibilita o direcionamento dos esforços alinhados às demandas da comunidade. Rudiney também lembrou que o novo formato para coletar as demandas da sociedade – alinhando a Extensão à Agenda 2030 – é resultado do compromisso da UFSM em facilitar a participação da sociedade, além de unir o desenvolvimento sustentável dos territórios nos quais a Instituição está inserida.

O evento prosseguiu com a apresentação de algumas ações desenvolvidas pelo campus e com o diálogo com os membros da comunidade externa e interna da UFSM Santa Maria. A gravação do Fórum estará disponível no canal do YouTube da Extensão UFSM, para quem desejar ter acesso à discussão e às apresentações.

Consulta pública sobre a Agenda 2030 na Extensão segue até dezembro

Além da participação na edição virtual do Fórum, a população das regiões de abrangência da UFSM pode participar apontando as prioridades para a Extensão até o final de dezembro, através da plataforma de coleta de dados vinculada à Agenda 2030. Nela, é possível que o cidadão eleja qual ou quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem receber maior atenção da UFSM em 2021.

Vote aqui!

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 16
ODS 17