Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM e IFFar firmam convênio para o desenvolvimento de ações junto ao Projeto Geoparques

Acordo prevê a realização de ações junto ao território da Quarta Colônia nas áreas de Turismo e Gastronomia

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) assinaram, neste ano, um convênio para o desenvolvimento de ações de Pesquisa e de Extensão voltadas ao turismo e à gastronomia no território abrangido pelo Projeto Geoparques UFSM. O acordo foi motivado pelo projeto de pesquisa “Patrimônio gastronômico da Quarta Colônia de imigração italiana: dos saberes aos sabores” e pelo projeto de extensão “Relatos e retratos da comida na Quarta Colônia de Imigração Italiana, RS”, ambos do IFFar, coordenados pela professora Raquel Lunardi. As ações pospostas envolvem o levantamento do patrimônio imaterial a partir da alimentação, além da elaboração de um manuscrito de receitas e da produção de um documentário com entrevistas com os moradores da região.

O pró-reitor de extensão da UFSM, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, destaca o papel desempenhado pelo Instituto Federal Farroupilha na potencialização das ações desenvolvidas pelo projeto Geoparque Quarta Colônia. “O convênio entre as instituições permitirá ao projeto avançar na área da gastronomia e do turismo, trazendo significativos acréscimos nesta caminhada em busca da certificação do território, que é concedida pela UNESCO”, ressalta Flavi.

Para a coordenadora dos projetos junto ao IFFar, professora Raquel Lunardi, a iniciativa permite que o Instituto atue em parceria com a UFSM em ações que são fundamentais para o desenvolvimento regional, além de possibilitar a integração entre docentes e estudantes de diferentes cursos. “Essa relação entre as instituições é muito importante para a educação convergir em um único caminho. Não tem sentido andarmos em lados opostos para um mesmo objetivo. Nossa intenção é unir as ações das instituições para o desenvolvimento social e econômico desse território”, explica Raquel.

Outra ação relacionada ao convênio é o IF + Empreendedor, coordenada pela professora Rafaela Vendruscolo. O projeto será executado em parceria com cinco empreendimentos localizados na Quarta Colônia, e prevê realização de ações individuais e coletivas com as empresas, como melhorias no modelo de negócios, diversificação dos canais de comercialização e qualificação dos produtos e dos serviços com foco em mercados diferenciados.

Servidores e estudantes de diversas áreas do conhecimento dos campi São Borja, São Vicente do Sul, Júlio de Castilhos e Reitoria estão envolvidos nas ações previstas nos planos de trabalho. “Essas ações vêm sendo desenvolvidas desde 2019 e abrem caminho para ampliar essa parceria, tendo em vista que o território da Quarta Colônia é um campo vasto para a pesquisa, a extensão e o ensino”, conclui Raquel.

Redação: Raquel Lunardi/IFFar e Wellington Hack/UFSM

Agenda 2030 na UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 8
ODS 17