Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

V Congresso de Extensão da AUGM tem início na próxima segunda (13)

Evento será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021



Um dos maiores eventos voltado à Extensão Universitária da América do Sul, o Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), terá início na próxima semana. A quinta edição do evento, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021 na modalidade virtual. Ao todo, 266 trabalhos de cinco países do continente serão apresentados e discutidos no Congresso.

Com o título “Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável”, o V Congresso de Extensão AUGM busca articular novas práticas extensionistas que atuam em prol do desenvolvimento regional sustentável e popularizar os conhecimentos produzidos por universidades brasileiras, uruguaias, argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianas. Além disso, o evento também visa destacar o papel das instituições de ensino na transformação social, demonstrando a importância da universidade pública para a sociedade sul-americana. 

A abertura do Congresso, que será realizada na noite da próxima segunda, 13, às 19h, contará com a participação do professor e coordenador da Cátedra UNESCO Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Artur Agostinho de Abreu e Sá, e do diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ricardo Rizzo. Também haverá um momento destinado à realização de apresentações culturais.

Na terça-feira, 14, a programação terá início às 08h, com sessões de apresentação de trabalhos e oficinas. Às 10h30 acontece a mesa Educação, ODS (Agenda 2030-ONU) e Desenvolvimento com a participação da professora Ana Lúcia Gazzola (UFMG), do professor. Francisco Tamarit (Universidad Nacional de Córdoba), e do professor Patricio Sanhueza Vivanco (Reitor da Universidad de Playa Ancha). No período da tarde, às 15h30, acontece a mesa Criação artística pós-pandemia: aprendizagens e desafios, com a professora Paola Ferraro (FADA UNA – Facultad de Arquitectura Diseño y Arte – Paraguay) e Carlos Beyrodt Paiva Neto (Observatório de Economia Criativa da Bahia).

No último dia do evento, quarta-feira, 15, às 10h30 será realizada a mesa Mídia, informação e desenvolvimento comunitário, com a professora Raquel Paiva (UFRJ – Brasil), o professor Gustavo Ibarra (UNA/Comisión Nacional de Derechos Humanos – Paraguay) e com Ximena Póo Figueroa (UCHILE/Cátedra de Racismos y Migraciones Contemporáneas – Chile).

A Conferência de Encerramento do V Congresso de Extensão da AUGM coincidirá com a mesa de abertura do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Com o tema Universidade pública e seu compromisso educacional transformador pela via da extensão, o painel será às 19h do dia 15 de setembro. Participa da Conferência o professor Oscar Jara, sociólogo, educador popular, doutor honoris causa pela UFRGS-Brasil, peruano radicado na Costa Rica, e que é considerado um dos maiores pensadores e divulgadores vivos da educação popular na América Latina.

Para saber mais informações, basta acessar o site do evento. As apresentações de trabalhos serão públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer interessado na temática. 

Confira, a seguir, a programação completa do evento.

13 de setembro (segunda)

19h00 Apresentação Cultural

19h15 Mesa de autoridades

19h30 Conferência de abertura

14 de setembro (terça)

08h30 Apresentação de trabalhos por eixo

08h30 Oficinas

10h30 Mesa Educação, ODS (Agenda 2030-ONU) e Desenvolvimento

13h30 Apresentação de trabalhos por eixo

13h30 Oficinas

15h30 Mesa Criação artística pós-pandemia: aprendizagens e desafios

18h00 Apresentação de livros

19h Apresentações artístico-culturais

15 de setembro (quarta)

08h30 Apresentação de trabalhos por Eixo

08h30 Oficinas

10:30 Mesa Mídia, informação e desenvolvimento comunitário

13h30 Apresentação de trabalhos por Eixo

13h30 Oficinas

15h00 Reuniões Técnicas:

– CP Extensão

– CP Meios e Comunicação

– CP Produção Artística e Cultural

– II Encontro de Equipes Editoriais de Revistas de Extensão Universitária

– Cátedra DDHH

19h00 Apresentação Orquestra Sinfônica da UFSM

19h15 Conferência de Encerramento 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-5955

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes