Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

V Congresso de Extensão da AUGM tem início na próxima segunda (13)

Evento será realizado entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021

Um dos maiores eventos voltado à Extensão Universitária da América do Sul, o Congresso de Extensão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), terá início na próxima semana. A quinta edição do evento, promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil), será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro de 2021 na modalidade virtual. Ao todo, 266 trabalhos de cinco países do continente serão apresentados e discutidos no Congresso.

Com o título “Universidade e sociedade conectadas para o desenvolvimento regional sustentável”, o V Congresso de Extensão AUGM busca articular novas práticas extensionistas que atuam em prol do desenvolvimento regional sustentável e popularizar os conhecimentos produzidos por universidades brasileiras, uruguaias, argentinas, paraguaias, chilenas e bolivianas. Além disso, o evento também visa destacar o papel das instituições de ensino na transformação social, demonstrando a importância da universidade pública para a sociedade sul-americana.

A abertura do Congresso, que será realizada na noite da próxima segunda, 13, às 19h, contará com a participação do professor e coordenador da Cátedra UNESCO Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudável na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), Artur Agostinho de Abreu e Sá, e do diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ricardo Rizzo. Também haverá um momento destinado à realização de apresentações culturais.

Na terça-feira, 14, a programação terá início às 08h, com sessões de apresentação de trabalhos e oficinas. Às 10h30 acontece a mesa Educação, ODS (Agenda 2030-ONU) e Desenvolvimento com a participação da professora Ana Lúcia Gazzola (UFMG), do professor. Francisco Tamarit (Universidad Nacional de Córdoba), e do professor Patricio Sanhueza Vivanco (Reitor da Universidad de Playa Ancha). No período da tarde, às 15h30, acontece a mesa Criação artística pós-pandemia: aprendizagens e desafios, com a professora Paola Ferraro (FADA UNA – Facultad de Arquitectura Diseño y Arte – Paraguay) e Carlos Beyrodt Paiva Neto (Observatório de Economia Criativa da Bahia).

No último dia do evento, quarta-feira, 15, às 10h30 será realizada a mesa Mídia, informação e desenvolvimento comunitário, com a professora Raquel Paiva (UFRJ – Brasil), o professor Gustavo Ibarra (UNA/Comisión Nacional de Derechos Humanos – Paraguay) e com Ximena Póo Figueroa (UCHILE/Cátedra de Racismos y Migraciones Contemporáneas – Chile).

A Conferência de Encerramento do V Congresso de Extensão da AUGM coincidirá com a mesa de abertura do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Com o tema Universidade pública e seu compromisso educacional transformador pela via da extensão, o painel será às 19h do dia 15 de setembro. Participa da Conferência o professor Oscar Jara, sociólogo, educador popular, doutor honoris causa pela UFRGS-Brasil, peruano radicado na Costa Rica, e que é considerado um dos maiores pensadores e divulgadores vivos da educação popular na América Latina.

Para saber mais informações, basta acessar o site do evento. As apresentações de trabalhos serão públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer interessado na temática.

Confira, a seguir, a programação completa do evento.

13 de setembro (segunda)

19h00 Apresentação Cultural