Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Última mesa temática do V Congresso de Extensão AUGM destaca o papel da mídia no desenvolvimento comunitário

Com o tema Mídia, informação e Desenvolvimento comunitário, a última mesa do V Congresso de Extensão da AUGM foi realizada na manhã desta quarta, 15. Participaram do debate a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Raquel Paiva, o professor da Universidad Nacional de Asunción Gustavo Ibarra e a professora da Universidad de Chile  Ximena Póo Figueroa. A mesa foi mediada pelo professor da UFRJ Fernando Salis.

Dentre os principais assuntos abordados no debate, ganhou destaque a importância da discussão sobre a Comunicação Comunitária na América Latina. De acordo com a professora da UFRJ Raquel Paiva, ao tratar sobre a comunicação é preciso estar atento às práticas e às ligações comunitárias que podem ser desenvolvidas. Para Paiva, é dever das universidades e dos profissionais de Comunicação auxiliar e apoiar a qualificação das vozes populares que surgem nos novos contextos midiáticos, resgatando aspectos fundamentais da comunicação comunitária, tal como a criatividade.

Ximena Figueroa, professora na Universidad de Chile, lembrou que desde a Reforma de Córdoba, na Argentina em 1918, a comunicação e a estrutura universitária passaram a ocupar uma nova posição, colocando-se cada vez mais a serviço da sociedade. Segundo a professora, a união entre a comunicação e a extensão universitária traz uma nova perspectiva para pensar a relação da academia com a comunidade, respeitando as diversidades de grupos e promovendo interações focadas nas diferenças sociais.

Figueroa ainda lembrou do papel das universidades chilenas no processo constitucional que está em andamento no Chile, trazendo as contribuições científicas para o desenvolvimento de um novo código de leis para o país. No contexto paraguaio, o professor Gustavo Ibarra trouxe a experiência dos alunos de comunicação da Universidad Nacional de Asunción no processo de adaptação durante a quarentena de dois meses no país, abordando as principais dificuldades dos discentes e as inovações proporcionadas.  A íntegra do evento pode ser acessada no canal da Pró-Reitoria de Extensão UFSM (PRE) no YouTube.