Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Geoparque Quarta Colônia promove 3.ª Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial

Iniciativa é resultado das demandas da comunidade do território da Quarta Colônia

Foi realizada, na noite desta quarta-feira, 22, a abertura da 3.ª Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial, promovida pelo projeto Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão UFSM. O evento, realizado anualmente pelo projeto, visa à capacitação de professores da rede básica de ensino dos nove municípios que compõem a região da Quarta Colônia, região central do Rio Grande do Sul. Participaram da cerimônia de abertura gestores e docentes da UFSM, além de integrantes do projeto Geoparque Quarta Colônia.

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, ressaltou a parceria entre a UFSM e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS) para que se torne possível a implementação de um projeto de Geoparque na região. Burmann também relacionou a sustentação da proposta como sendo ancorada na sociedade, destacando que, assim como as universidades públicas, é pelo gesto de reconhecimento social que a iniciativa de transformar o território em um espaço único no mundo é possível. O reitor finalizou a sua fala resgatando os valores históricos e culturais da formação da Quarta Colônia, lembrando as possibilidades que o turismo pode ter na região e o papel dos professores da educação básica na articulação com a sociedade.

De acordo com o pró-reitor de extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, é através do trabalho conjunto e articulado entre a PRE, o projeto Geoparques UFSM e os professores de diversas áreas do conhecimento que é possível a realização da Jornada. Flavi enfatizou o papel dos egressos da UFSM na construção da realidade local, trazendo o caráter transformador da instituição na sociedade. O professor também abordou o papel da escola como agente de realização da cidadania e a figura do professor da rede básica como gerador do sentimento de pertencimento e de valorização da identidade local.

Sílvia Maria Fioreze, secretária de educação do município de Silveira Martins (RS), parabenizou a UFSM pelos programas de valorização do patrimônio local, atraindo atenção internacional ao território da Quarta Colônia. Sílvia ressaltou a importância do projeto Geoparque Quarta Colônia, uma parceria entre a UFSM e os nove municípios da Quarta Colônia, na fixação de jovens na região e na promoção do turismo sustentável, resultados esses que renovam a esperança da comunidade em manter viva as suas tradições. A secretária finalizou lembrando que essa ação é uma das maiores da UFSM na região, articulando comunidade, gestores e acadêmicos em prol do desenvolvimento sustentável.

A cerimônia seguiu com a palestra da professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural na UFSM, Marta Rosa Borin. A palestra foi mediada pela professora e integrante do projeto Geoparque Quarta Colônia, Maria Medianeira Padoin. Você pode acessar a gravação aqui.