Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Progredir Geoparque Quarta Colônia realiza formatura em Pinhal Grande

Com mais de 40 formadas, cerimônia marcou a conclusão do programa no município

Foi realizada, na noite desta segunda, 11, a formatura de quatro cursos do programa Progredir Geoparque Quarta Colônia no município de Pinhal Grande. Mais de 40 estudantes concluíram os cursos de Habilidades Culinárias básicas e Atendimento em Restaurante; Sabão, Sabonetes e Cosméticos Naturais; Bordado Livre II; e Domínio Comum. Esta foi a última formatura do programa na cidade, encerrando um ciclo de dois anos de atividade no Quarta Colônia  Geoparque Mundial da UNESCO.

Para a responsável pelo Progredir junto à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, Angelita Zimmermann, os momentos de formatura representam toda a alegria presente no programa e as conexões entre os conhecimentos tradicionais e acadêmicos que transformam o território. Angelita enfatizou o Progredir como uma ação de reconexão das estudantes consigo mesmas e com esse lugar único no mundo, permitindo que se reconheçam como fundamentais para a existência do Geoparque.

Leandro Gabbi, do Desenvolvimento Regional da UFSM, lembrou do protagonismo exercido pelas formandas do programa no Geoparque Quarta Colônia, agregando conhecimento e proporcionando o desenvolvimento sustentável da região. Leandro também ressaltou que o Progredir é o maior programa de capacitação e de formação que o território já recebeu, contribuindo significativamente para a melhora da autoestima e para a qualidade de vida no Geoparque.

De acordo com a secretária da Assistência Social e Habitação de Pinhal Grande, Denize de David, acompanhar os cursos e a evolução das participantes do programa foi emocionante. Denize destacou as trocas de experiências e as oportunidades de convivência entre as participantes proporcionadas pelo Progredir, construindo saberes e possibilitando novas conquistas pessoais às egressas.

PROGREDIR GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA EM NÚMEROS | PINHAL GRANDE

Iniciado em 2022 no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, o Progredir encerra suas atividades neste mês. O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos nove municípios que integram o território e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Governo Federal).

No município de Pinhal Grande, o Progredir Geoparque Quarta Colônia promoveu, em dois anos, 276 horas de formação, divididas em 07 cursos com mais de 221 participantes inscritos – representando, aproximadamente, 6% da população local.

Texto e fotos: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia/UFSM