Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Palestra “Agenda 2030: crises, emergências climáticas e cenários futuros” encerra a programação de aniversário da UFSM

Evento ocorreu de forma online e contou com a participação do palestrante José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Na tarde da última quarta-feira, 15, foi realizada a palestra Agenda 2030: crises, emergências climáticas e cenários futuros. O evento, que ocorreu de forma online via Google Meet e foi transmitido pelo canal da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) no YouTube, encerrou as atividades comemorativas aos 61 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O palestrante convidado foi José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). O evento contou com a mediação do Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Prof. Dr. Rudiney Soares Pereira, que destacou o trabalho da PRE na condução do processo de implementação e promoção da Agenda 2030 na Universidade desde 2018.

Segundo o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o evento alerta para a necessidade de uma maior preocupação com a educação para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no planeta. Para que seja possível alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é preciso que haja uma profunda mudança de cultura e, para tanto, todos precisam assumir as suas responsabilidades com o planeta, desde a erradicação da fome até os deveres com as mudanças climáticas e ambientais, destacou durante a sua fala.

Para o palestrante José Baltazar, os ODS são o caminho para alcançar um lugar mais justo e seguro para a humanidade. Em sua visão, a crise climática e a insustentabilidade vividas hoje não são resultado do acaso, mas são produtos da ação humana. Para que seja possível pensar em um mundo mais justo e sustentável às futuras gerações, destacou que é fundamental que, além de seguir o plano da Agenda 2030, cada um assuma a sua responsabilidade e repense as suas ações para a manutenção das condições climáticas, dentro dos limites planetários. De acordo com José Baltazar, a melhor receita é seguir o tripé da sustentabilidade, que assenta no crescimento econômico, no progresso e na inclusão social, bem como na preservação ambiental.

A gravação da palestra está disponível no canal da PRE no YouTube. Além disso, para conhecer as ações de extensão e alguns documentos úteis sobre esse processo que vem sendo realizado pela PRE e pela Comissão Agenda 2030 da UFSM, visite o site Agenda 2030.

Redação: Cleusa Jung | PRE UFSM

Revisão: Andressa Marchesan | PRE UFSM