Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pelo segundo ano, Educação de Qualidade é escolhido como ODS prioritário para a Extensão UFSM

Com mais de 5 mil votos recebidos nos quatro campi da UFSM, os dados coletados através da Plataforma ODS servirão de base para a distribuição de recursos da Extensão em 2022



A Pró-Reitoria de Extensão UFSM apresentou nesta sexta-feira, 17, durante reunião com a Câmara de Extensão, o resultado do Fórum Regional Permanente de Extensão 2021. Contando com a participação de mais de 5 mil votos, os quatro campi da instituição (Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria) elegeram mais uma vez, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas quatro dimensões (social, ambiental, econômica e institucional), o ODS 4 – Educação de Qualidade como eixo prioritário para as ações da UFSM na sociedade. 

O Fórum Regional Permanente de Extensão, que tem por finalidade identificar as demandas da comunidade local e regional onde a UFSM se faz presente, ocorre anualmente desde 2016 como um canal de comunicação com a comunidade. Novamente neste ano, em razão da pandemia do coronavírus, a coleta de dados foi realizada através da Plataforma ODS e, de modo virtual, nas reuniões remotas do Fórum, promovidas semestralmente nos campi da UFSM. 

No total dos 5.268 votos, o ODS 4, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, recebeu 599 votos. Em segundo lugar ficou o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, com 454 votos; seguido pelo ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, com 439 votos; e pelos ODS 6 – Água Potável e Saneamento e ODS 1 – Erradicação da Pobreza, com 420 e 368 votos, respectivamente.

Os resultados obtidos permitirão orientar o uso dos recursos orçamentários, do Edital do Fundo de Investimento à Extensão – FIEX 2022, bem como a formulação de editais e chamadas especiais. Além disso, esses dados serão base para a elaboração de ações de Extensão alinhadas aos anseios da população, buscando atender de forma efetiva as demandas da comunidade na qual ela está inserida.

Resultados do Fórum Permanente de Extensão 2021 foram apresentados durante reunião com a Câmara de Extensão

Campus de Santa Maria recebe o maior número de votos

campus sede da UFSM contou com 3.499 votos, o maior número de participantes registrados na Plataforma do Fórum. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável mais votado foi o ODS 4 – Educação de Qualidade. Em segundo lugar, a comunidade apontou como prioridade o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelo ODS 1 – Erradicação da Pobreza.

Cachoeira do Sul elege Educação de Qualidade como prioridade

No campus mais novo da UFSM, em Cachoeira do Sul, assim como no campus sede, o ODS mais votado foi o ODS 4 – Educação de Qualidade, seguido do ODS 7 – Energia Acessível, do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. No total, a cidade registrou 331 participações.

A prioridade em Frederico Westphalen é Água Potável e Saneamento

Em Frederico Westphalen, foram registrados 602 votos, dos quais a maioria elegeu como prioridade o ODS 6 – Água Potável e Saneamento. Em segundo lugar, aparece o ODS 4 – Educação de Qualidade, seguido pelos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS – 13 Ação contra a Mudança Global do Clima. 

O objetivo mais votado em Palmeira das Missões é Saúde e Bem-Estar

A segunda maior votação registrada na plataforma foi no campus de Palmeira das Missões, que contou com 836 participações. No campus, o objetivo mais votado foi o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, seguido pelos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

 

Redação: Cleusa Jung | PRE UFSM

Revisão: Camila Steinhorst | PRE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-6219

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes