Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM e Prefeitura de Santa Maria discutem ações conjuntas para o município

A reunião teve como objetivo identificar demandas e articular esforços para o desenvolvimento de Santa Maria

Foi realizada, na manhã da última quinta, 10, uma reunião entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura de Santa Maria com objetivo de articular esforços e discutir novas ações conjuntas para o desenvolvimento do município. Participaram do encontro o Pró-Reitor de Extensão (PRE) da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, o Diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGGITEC) da UFSM, Daniel Pinheiro Bernardon, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e o Secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Sadi Falk Brasil.

De acordo com Flavi Ferreira Lisbôa Filho, a aproximação da UFSM com a prefeitura é essencial para a convergência de esforços e para a atuação articulada em prol do desenvolvimento do município. Para o Pró-Reitor de Extensão, há uma potencialidade que precisa ser explorada por essas instituições, visando o desenvolvimento local em diversas frentes. “Existem várias perspectivas de atuação conjunta, em especial relacionadas ao turismo. Há várias agendas que precisamos trabalhar e construir novas articulações.”

Dentre alguns exemplos da articulação entre as duas instituições, destaca-se o Convênio que está realizando o mapeamento da flora e da fauna local para a ampliação do aeródromo municipal. “Essa é uma das condições exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ampliação do aeródromo resulta em novas companhias e voos para outros destinos. Hoje, só temos voos para Porto Alegre. Há uma previsão de conseguir novas rotas ainda neste ano, algo fundamental para o Santa Maria”, comenta Flavi.

Outra ação em desenvolvimento foi o mapeamento dos imóveis da Avenida Rio Branco, no Centro Histórico de Santa Maria, que contou com a participação da UFSM, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), da Universidade Franciscana (UFN) e do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). A ação teve como objetivo resgatar a história do município e traçar estratégias para o turismo nesta localidade.

A expectativa é de nova reunião entre a Universidade e o Executivo Municipal, para que a UFSM possa apresentar um plano de ações a serem desenvolvidas, nos próximos 15 dias.

Redação: Wellington Hack | Pró-Reitoria de Extensão