Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Incubadora Social UFSM visita empreendimentos em Caçapava do Sul

Projetos foram incubados em 2021. Essa é a primeira visita presencial da IS-UFSM aos empreendimentos



A Incubadora Social da UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), esteve visitando, no último dia 05 de maio, dois empreendimentos sociais incubados pelo órgão no município de Caçapava do Sul (RS). A visita foi realizada pela Técnica em Assuntos Educacionais Elisandra Della-Flora Weinitschke, que esteve conhecendo presencialmente as atividades desenvolvidas pelos empreendimentos.

Coletivo Pretendedorismo/Foto: IS-UFSM

Um dos empreendimentos visitados, o Coletivo Pretendedorismo, é formado por empreendedoras do ramo da moda, dança, artesanato e beleza. A sede fica no Clube Harmonia, e no encontro foram apresentadas as atividades de cada participante, além da realização de trocas de ideias e do reconhecimento das ações nas quais a Incubadora possa intervir e mediar. Conforme destaca a coordenadora do Coletivo Pretendedorismo, Catia Cilene Dutra, o grupo promove a igualdade racial e a inserção de pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Recicla Pampa/Foto: IS-UFSM

O segundo empreendimento visitado foi o Recicla Pampa, localizado no bairro Santa Rita, e que realiza a reciclagem de resíduos e a geração de renda às famílias de catadores. O empreendimento também é apoiado por um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa campus Caçapava do Sul, na ocasião representado pela servidora Rafaela Rios, e conta com auxílio do município para manter a sua sede. Durante a visita, a coordenadora do grupo Eva Heman apresentou as dependências do local, o brechó de roupas, calçados, bijuterias e outros itens, e o maquinário utilizado na reciclagem. Junto ao projeto, a IS-UFSM pretende realizar parcerias para atender à principal demanda dos associados para organização da contabilidade.

O processo de Incubação teve início em dezembro de 2021. Mais de 60 empreendimentos foram inscritos e participaram de nove encontros formativos semanais, com temas voltados ao Empreendedorismo Social, Economia Solidária e Cooperativismo, entre outros. Os participantes receberam material didático, disponibilizado  no site da Incubadora Social e que podem ser acessados neste link.

Com o retorno das atividades presenciais, a equipe da IS-UFSM está criando um roteiro para conhecer mais de perto as experiências dos incubados. Além de Caçapava do Sul, fará visitas aos empreendimentos localizados em Santa Maria, em São Pedro do Sul e em Palmeira das Missões. O objetivo principal é verificar as demandas do plano de trabalho e conhecer melhor a realidade de cada um.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-6576

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes