Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Circuito dos Museus teve primeira edição neste sábado e circulou por cinco locais de Santa Maria

A atividade foi uma parceria entre Prefeitura e Universidade Federal de Santa Maria

O Circuito dos Museus de Santa Maria, ocorrido no final da tarde deste sábado (20), foi um sucesso. Cerca de 40 pessoas participaram da atividade promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão.

“Nós acreditamos no potencial cultural de Santa Maria. Temos muitos espaços que guardam a arte e a memória da cidade. No grupo, havia crianças, que é um público fundamental na formação de plateia. Celebramos com a nossa história, nossa memória e nossa arte em um dia importante do calendário cultural do Estado. O Circuito faz parte da agenda oficial do Dia Estadual do Patrimônio do Rio Grande do Sul”, pontua a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

O Pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa, estava na comitiva e acredita que a atividade valoriza os potenciais da cidade, enquanto destino turístico, bem como dos museus, que retratam arte e a história do Município.

“Essa primeira edição do Circuito dos Museus traz um marco muito importante na parceria entre UFSM e Prefeitura, com a valorização dos espaços museais da cidade, mostrando o potencial destes e da cidade para receber visitantes. Com este trabalho estamos, por outro lado, cumprindo um direito do cidadão garantido na Constituição, que é o acesso à arte e à cultura, em especial nesta data importante que celebra o Dia Estadual do Patrimônio. A partir desta edição, acreditamos que outras rotas culturais possam ser realizadas em Santa Maria”, finaliza Flavi.

Os participantes começaram o passeio no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), ao visitar a exposição do Salão Latino-americano. Depois, a bordo do ônibus jardineira, com vista panorâmica, da empresa Efal, o grupo foi até o campus Camobi da UFSM, onde visitaram o Acervo artístico, a Exposição do Laboratório de arqueologia e sociedade, e o Museu de arte, ciência e tecnologia.

Em seguida, a comitiva foi à Casa de Memória Edmundo Cardoso, um importante centro de pesquisa da história da arte da cidade, local onde foram recebidos por Gilda Cardoso, filha de Edmundo, e por profissionais que trabalham na Casa. O espaço possui um acervo riquíssimo que o Edmundo, ao longo de sua vida, reuniu e a família deu sequência.

O passeio continuou no Museu Vicente Pallotti, onde foram recebidos pelo Irmão Vanderlei. O local apresenta arte sacra e brinquedos. Todos ficaram impressionados com o acervo do museu.

O circuito terminou no Arquivo Histórico Municipal, onde a equipe do espaço mediou a visitação pelo acervo do jornal A Razão, Correio do Povo, arquivo fotográfico e de documentos históricos da cidade.

Texto: Joyce Noronha | PM Santa Maria
Fotos: Guilherme Brum | PM Santa Maria