Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Extensionistas da UFSM participam do Salão UFRGS 2022

O pró-reitor de Extensão UFSM, Flavi Lisboa, foi um dos convidados para o Seminário Caminhos da Extensão

O encontro foi mediado pela Pró-Reitora de Extensão da UFRGS, Adelina Mezzari

Na tarde de quarta-feira (28), o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou do 23º Salão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), evento que integra o Salão UFRGS 2022. Flavi Ferreira Lisboa Filho foi convidado para o Seminário Caminhos da Extensão, encontro que propôs uma roda de conversa com extensionistas da UFRGS e a comunidade acadêmica a fim de debater o atual contexto e o futuro caminho da Extensão Universitária no Brasil. A reunião aconteceu no Auditório Ipê, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre (RS).

Dentre as temáticas abordadas por Flavi, receberam destaque a história e os possíveis rumos da Extensão, além da importância do foco em qualificação. O Pró-Reitor também ressaltou os cinco “I’s” – integração dialógica; interdisciplinaridade e interprofissionalidade; indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; impacto na formação do estudante; impacto e transformação social – e os três eixos integradores – territórios, grupos populacionais e áreas temáticas.

A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e vice-coordenadora da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX) também participou do seminário. Fabiana Regina Veloso destacou as discussões de fóruns de Extensão, o financiamento, a propagação da cultura extensionista e o “tripé” Ensino, Pesquisa e Extensão. As apresentações dos convidados foram mediadas pela Pró-Reitora de Extensão da UFRGS, Adelina Mezzari.

O 23º Salão de Extensão da UFRGS enfoca o fazer extensionista por meio de mostras, divulgações e integrações de atividades, possibilitando um momento de troca entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O Salão UFRGS 2022 possui a grande temática “Reencontros, novos espaços e oportunidades”. Os eventos iniciaram na segunda-feira (26) e serão encerrados nesta sexta-feira (30), no campus Centro da Instituição.

Estudantes da UFSM apresentaram ações durante Tertúlias

Durante quatro dias, estudantes da UFSM apresentaram seus trabalhos nas Tertúlias promovidas no 23º Salão de Extensão. A modalidade privilegiou a aprendizagem a partir da troca de ideias sobre as atividades de extensão das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Confira, a seguir, os trabalhos que participaram do evento:

Educação e Arte na perspectiva do Patrimônio Cultural de Frederico Westphalen: Relato do projeto “Seu olhar na nossa história”, de Silvana Brand Fabrizio e Natalie Pereira Soares.

Apoio pedagógico e aulas extracurriculares – Ciências Exatas para discentes do Ensino Fundamental e Médio, de Ana Luísa Soubhia e César Teixeira Pacheco.

Oficinas online de teatro para surdos: processo de drama e cultura surda, de Marcia Berselli e Douglas Vicente Leopold.

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Foto: Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão | Pró-Reitoria de Extensão UFSM