Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto Murais UFSM realiza oficinas em Escolas Municipais de Santa Maria

Ao final das oficinas, os estudantes produzirão murais em suas escolas

O Projeto de Extensão “Murais da UFSM: Interlocuções sobre Arte, Cultura e Patrimônio”, coordenado pela arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, iniciou, na última semana, as oficinas em escolas municipais de Santa Maria (RS). A ação tem por objetivo ampliar o conhecimento e despertar, na comunidade santa-mariense, o sentimento de pertencimento sobre arquivos fotográficos como patrimônio documental e pintura mural.

A primeira oficina foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, no dia 29 de setembro, e contou com a participação do artista, muralista e professor da UFSM Altamir Moreira. A segunda oficina foi realizada no dia 05 de setembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro, realizado com a presença do artista, muralista e ex-professor da UFSM Juan Amoretti.

Estão previstos quatro encontros em cada instituição de ensino. Ao final das oficinas, serão realizadas pinturas de murais nas escolas participantes, realizados com a colaboração da artista visual Cirlene Ereno. O “Catálogo Murais da UFSM: 1971 a 2021”, publicado no ano passado, está sendo usado como instrumento metodológico de educação patrimonial.

Fotografia: Cristina Strohschoen dos Santos