Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Circuito Cultural UFSM abrangerá cinco cidades da Quarta Colônia

O “Circuito Cultural do Festival Internacional de Inverno - UFSM no Geoparque Quarta Colônia” acontece entre os meses de novembro e dezembro

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), iniciou o “Circuito Cultural do Festival Internacional de Inverno – UFSM no Geoparque Quarta Colônia”. Durante os meses de novembro e dezembro, a Instituição irá promover apresentações do Grupo de Clarinetas, do Estúdio de Trompete e da Banda Sinfônica em cinco cidades da região da Quarta Colônia.

Na última sexta-feira (4), a cidade de Silveira Martins (RS) recepcionou o primeiro evento, que ocorreu na Paróquia Santo Antônio de Pádua e contou com o Grupo de Clarinetas da UFSM. Nesta sexta (11/11), a apresentação acontece novamente, mas em Faxinal do Soturno (RS), na Escola Paulo Freire. “O repertório engloba músicas de várias épocas e diferentes países. Estamos realizando uma ‘viagem musical’”, explica o professor responsável pelas primeiras atividades, Guilherme Garbosa.

Em 21 de novembro, Restinga Sêca (RS) recebe o Estúdio de Trompete da UFSM na Igreja Matriz Coração de Jesus e na Câmara de Vereadores, em abertura à Sessão Solene e Semana da Câmara e em fechamento à programação especial do município alusiva ao aniversário de Iberê Camargo. Já no dia 28, Nova Palma (RS) acompanhará a apresentação musical na Igreja Matriz Santíssima Trindade. O professor responsável pela ação, Clayton Miranda, convida a todos e explica: “É a apresentação anual do Estúdio, com um repertório muito bonito. A ideia é que quem entre lá saia melhor do que quando entrou”.

Em 16 de dezembro, a programação encerra em Agudo (RS), com a apresentação da Banda Sinfônica da UFSM na Igreja Matriz São Bonifácio. O grupo irá executar obras diversas e melodias de Natal. O projeto conta com a coordenação dos professores Guilherme Garbosa, Clayton Miranda e Wellington Vieira, do Departamento de Música da Universidade.

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Camila Steinhorst | Pró-Reitoria de Extensão UFSM