Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM divulga resultado do 9º Fórum de Extensão e as prioridades para as ações na comunidade em 2023

Educação para Todos, Combate a Fome e Erradicação da Pobreza devem ser os eixos principais de atuação da Universidade

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), divulgou, nesta quarta-feira (07), o resultado da coleta de dados do 9.º Fórum Regional Permanente de Extensão, realizada ao longo de 2022 nos campi da Instituição. Com mais de 13 mil votos da comunidade, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 04 – Educação de Qualidade foi novamente eleito como prioridade para o próximo ano, contando com mais de 1.300 votos. Em seguida, aparecem o ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável (1.180 votos) e o ODS 01 – Erradicação da Pobreza (1.055 votos).

Cinco ODS mais votados na UFSM
Educação de Qualidade

1.365 votos

Fome Zero e Agricultura Sustentável

1.180 votos

Erradicação da Pobreza

1.055 votos

Saúde e Bem-Estar

1.031 votos

Água Potável e Saneamento

913 votos

Essa foi a edição do Fórum com maior participação popular desde que a ação passou a ser integrada com a Agenda 2030. Em comparação com a última edição, realizada em 2021, houve um aumento de mais de 7.800 participações na consulta pública. A ação, pioneira no Brasil para a escuta social, busca identificar pela própria comunidade as suas necessidades locais, possibilitando que, no ano seguinte, a UFSM possa aplicar seus recursos extensionistas alinhados a essas demandas.

Nesta edição do Fórum, a coleta de votos deu-se por meio digital e físico, tornando o processo mais prático e acessível às comunidades de abrangência da UFSM. Além do acesso permanente na plataforma disponível no site da PRE, a comunidade pode participar votando em cédulas físicas, depositadas em urnas da Agenda 2030 disponíveis em espaços públicos e em eventos realizados nas cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Os resultados obtidos permitirão orientar o uso dos recursos orçamentários do Edital do Fundo de Investimento à Extensão (FIEX) em 2023, bem como a formulação de editais e chamadas especiais. Além disso, esses dados serão base para a elaboração de ações de Extensão alinhadas aos anseios da população, buscando atender de forma efetiva as demandas da comunidade na qual ela está inserida.

O resultado completo do Fórum pode ser acesso clicando o banner a seguir.

Resultado Territorializado

Dada a abrangência da UFSM, os resultados do Fórum são divulgados por campus da Instituição, respeitando as singularidades de cada território. Neste ano, assim como aconteceu em 2020, o ODS prioritário em todos os campi foi o ODS 04 – Educação de Qualidade.

O campus da UFSM Frederico Westphalen registou 504 participações, com destaque para o ODS 04, ODS 06 – Água Potável e Saneamento; e ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Na UFSM Cachoeira do Sul, a participação foi de 739 votos, com destaque para os ODS 04, ODS 02 e ODS 07 – Energia Limpa e Acessível.

Na UFSM Palmeira das Missões, a segunda maior participação desta edição do Fórum com 3.997 votos, os ODS 04, ODS 02 e ODS 03 – Saúde e Bem-Estar foram os mais votados.

No campus UFSM Santa Maria, 7.833 votos foram registrados. Os ODS com maior votação foram os ODS 04, ODS 02 e ODS 01 – Erradicação da Pobreza.

Redação: Wellington Hack | Pró-Reitoria de Extensão UFSM