Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e MTC dialogam a questão dos resíduos sólidos urbanos

Reunião incluiu participantes da Câmara de Vereadores, do CONDEMA e da OAB



Na manhã desta terça-feira (17), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), participou de uma reunião com o Movimento Tratado Cidadão (MTC) para abordar a questão dos resíduos sólidos urbanos. O encontro aconteceu na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. A finalidade do debate foi focalizar problemáticas ambientais, identificando as necessidades e demandas mais emergentes de Santa Maria (RS) e região.

Representando a UFSM, estavam presentes o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a equipe da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE), com Rudiney Pereira, Alice Neocatto, Taís Stein e Vinícius Nicolini; bem como convidados de todos os campi, incluindo demais docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs). A participação do MTC contou com Antonio Pereira e Jadete Lampert. Ainda, colaboraram integrantes da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Maria (CONDEMA) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

O MTC visa aproximar as Instituições de Ensino Superior às instituições prestadoras de serviços e à comunidade, a fim de gerar sensibilização acerca de assuntos públicos. Sobre a questão da reunião, Jadete Lampert, representante do movimento e egressa da UFSM, expressa: “Na temática educação, meio ambiente e saúde, percebeu-se que resíduos sólidos, por se tratar do ‘lixo’ que todos produzimos e que queremos nos livrar o quanto antes, é algo bem concreto e visível para chamar a atenção sobre a necessidade de mudança de comportamento, através de informações popularizadas e disseminadas de forma continuada”. 

A união à UFSM recebe destaque a partir da sua participação na organização do II Fórum de Resíduos Sólidos; na produção e circulação de uma cartilha com a mesma temática, em parceria com o aluno de mestrado da Universidade Franciscana (UFN), André Costa Caetano; e na elaboração de um edital de fomento à ações de Extensão voltadas ao meio-ambiente. Sobre esse elo, Jadete aponta: “É um elemento facilitador na aproximação entre a academia e a sociedade, através do exercício de visualizar a teoria aplicada na prática, além de cultivar e exercitar a reflexão crítica”.

 

Texto e Fotos: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Laura Lopes | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7288

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes