Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Inicia pré-lançamento de disco gravado no Centro de Convenções UFSM

“Criações e Recriações”, de Marcos Kröning Corrêa, é o primeiro CD produzido no local

Janeiro deu início ao pré-lançamento do disco de Marcos Kröning Corrêa, professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra intitulada “Criações e Recriações” foi gravada no palco do Centro de Convenções da Universidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE/UFSM). Cerca de dois anos após a preparação, o CD recebe previsão para o lançamento oficial nacional e internacional, que está programado para abril deste ano.

O pré-lançamento corresponde à distribuição do disco em alguns comércios locais e setores institucionais da UFSM, além de marcar o envio a jornalistas e músicos de diferentes regiões do Brasil e do exterior. O violonista-compositor relata: “Já é possível encontrar o CD em algumas lojas de Santa Maria (RS), como Cesma, Sebo Camobi, Sebo Livraria Farol, Som Brasil e Empório das Carnes Alvorada. Outras lojas do estado receberão e disponibilizarão o CD entre janeiro e março de 2023”. O próximo passo consiste no encaminhamento para empresas de e-commerce, por meio da distribuidora Tratore. Na sequência, está planejado o pré-lançamento digital das faixas em plataformas como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.

É a primeira vez que um disco é produzido no Centro de Convenções, espaço pertencente à Coordenadoria de Cultura e Arte da UFSM, representada pela professora Vera Lucia Portinho Vianna. Sobre o local, o músico expressa: “Em um palco com aquela magnitude, foi uma experiência instigante e reveladora, onde pudemos explorar a performance sendo gravada em um ambiente de performance, quase como um recital ao vivo”.

Com dez faixas, a obra inclui as categorias instrumental, clássico, violão e violão de 7 cordas. Marcos Corrêa indica o CD a todos, mas, principalmente, aos que apreciam músicas com essas características e com influências também do rock e da música brasileira e regional. “As pessoas encontrarão neste disco produções concisas, instigantes, com uma estética poética instrumental e com utilização de afinações alteradas”, explica ele. O disco contém as suas performances e criações, além de recriações de composições autorais anteriores e de obras de Johann Sebastian Bach e de Dilermando Reis.

Somado à PRE, também foram parceiros os cursos de Especialização em Música (Músicas dos Séculos XX e XXI Performance e Pedagogia) e Música e Tecnologia da UFSM. O disco teve gravação de Cassiano Hathke, fotografias, mixagem e masterização de Patrício Orozco-Contreras e projeto gráfico de Roberto Gerhardt.

*Marcos Kröning Corrêa é violonista-compositor, com CDs autorais lançados e distribuídos em diversos países. Doutor em Estudos em Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal. Apresentou recitais no Brasil, Estados Unidos, Portugal e França. Professor na UFSM nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura e Coordenador da PG Especialização: Músicas dos Séculos XX e XXI – Performance e Pedagogia (2018-2023).

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Fotos: Pró-Reitoria de Extensão UFSM e Patrício Orozco-Contreras