Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Em reunião com o Governo Gaúcho, territórios debatem a importância dos Geoparques para o desenvolvimento do Estado

Durante o encontro, foi realizada a entrega de uma Carta Aberta com demandas ao Estado

Na tarde da última terça-feira (14), representantes dos territórios Geoparques do Rio Grande do Sul, de instituições de Ensino Superior e do governo estadual, estiveram reunidos em Porto Alegre (RS) para debater a importância dos Geoparques no desenvolvimento sustentável e econômico do Estado. Participaram do encontro o Geoparque UNESCO Caminho dos Cânions do Sul; os Geoparques Aspirante Quarta Colônia e Caçapava; e o projeto Geoparque Raízes da Pedra.

A reunião teve início com a fala do governador Eduardo Leite. Em seguida, houve a exibição de um vídeo apresentando o que são Geoparques, suas estruturas e objetivos, com foco no trabalho desenvolvido nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul. Ao final da reunião, o governador solicitou que fosse montado um Plano de Trabalho para os territórios, especificando as medidas e necessidades de curto, médio e longo prazo e como o Estado pode atendê-las.

Durante a reunião, o Reitor da UFSM, Luciano Schuch, realizou a entrega de uma Carta Aberta, com mais de 170 assinaturas, ao governador Eduardo Leite. O documento ressalta o papel dos Geoparques como estratégia de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul e apresenta a necessidade de o Estado implementar políticas públicas que priorizem esses territórios em termos de investimento e de suporte na infraestrutura turística.

Para o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o diálogo com o Estado foi fundamental para sensibilizar o governo do trabalho que está sendo realizado nos territórios gaúchos e das parcerias firmadas entre diversas instituições para a promoção do desenvolvimento sustentável. Atualmente, 19 cidades do RS e quatro de Santa Catarina estão envolvidas nos projetos.

Esse foi o primeiro encontro entre os representantes dos Geoparques com a nova equipe do Governo do Estado. A UFSM esteve representada pelo Reitor, Luciano Schuch; pelo Pró-Reitor de Extensão, Flavi Lisboa; e pela Diretora dos Geoparques UFSM, Jaciele Carine Sell. Também estiveram presentes a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), CONDESUS Quarta Colônia, Consórcio Caminhos das Origens, Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, prefeitura de Caçapava do Sul; além do governador, Eduardo Leite, e dos secretários de Assistência Social, de Turismo e de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Fotos: William Brasil, prefeitura de Caçapava do Sul (RS)