Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM apresenta primeiros resultados das ações desenvolvidas no Distrito Criativo Centro-Gare

Evento buscou ressaltar o potencial da UFSM na revitalização e no desenvolvimento do centro histórico de Santa Maria.

Na tarde da última terça-feira, 04, docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes da UFSM estiveram reunidos com representantes da Prefeitura de Santa Maria para compartilhar os resultados dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela Instituição na região do Distrito Criativo Centro-Gare. Ao todo, 10 ações de extensão financiadas com recursos da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) foram apresentadas, ressaltando o potencial da UFSM na revitalização e no desenvolvimento do centro histórico de Santa Maria.

Para o Pró-Reitor de Extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o evento consolida a aproximação da UFSM com a comunidade santa-mariense, apontando as possíveis conexões para o desenvolvimento regional. Flavi lembrou que, em 2023, uma das propostas do novo edital para o Distrito Criativo está direcionada às ações de cultura e arte, buscando um olhar diferenciado para a região.

O vice-prefeito de Santa Maria e um dos idealizadores do Distrito Criativo Centro-Gare, Rodrigo Décimo, destacou o papel da UFSM no desenvolvimento de projetos de integração entre universidade e sociedade, especialmente na região histórica de Santa Maria. Décimo ainda enfatizou como o projeto do Distrito, bem como a inserção acadêmica da UFSM, vem crescendo e amadurecendo, sendo uma construção conjunta que beneficiará toda a comunidade regional.

As ações apresentadas, selecionadas por meio de um edital específico, foram desenvolvidas no segundo semestre de 2022 no território. No total, mais de R$ 108 mil foram investidos em 14 ações alinhadas às demandas prioritárias do Distrito, envolvendo agentes públicos e privados, com diferentes perspectivas e trabalhos. O evento de apresentação foi realizado no Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras UFSM (Antiga Reitoria).

Texto: Wellington Felipe Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM