Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM participa do VI Congresso de Extensão da AUGM

O Congresso Internacional promoveu a relação da extensão universitária com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comitiva da UFSM no Congresso foi formada por quatro servidoras e duas acadêmicas

Na semana passada, servidores e estudantes da UFSM participaram do VI Congresso de Extensão da AUGM: Democratização da Extensão Universitária. O evento internacional foi realizado na Unicamp, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de junho. Durante o congresso, a UFSM trocou experiências e conhecimentos com outras universidades e construiu novas parcerias e conexões. Os representantes da universidade ministraram oficinas e apresentaram trabalhos no Congresso de forma presencial e online. Além disso, foram promovidas discussões sobre a importância da extensão universitária e seu papel na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante os quatro dias de evento, a comitiva da UFSM ministrou três oficinas e apresentou 14 trabalhos, sendo quatro presencialmente e o restante de forma online. Entre os representantes da UFSM, estavam as servidoras Taís Drehmer Stein e Alice Moro Neocatto; as acadêmicas Aline Rabelo e Bruna Schmidt Kruger; e as professoras Neila Santini de Souza e Laís Helen Loose. A Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Sell, participou da Mesa Redonda “Desarrollo sustentable y la agenda 2030”, que pode ser conferida através do link.

Oficinas

Da esquerda para direita, Taís Drehmer Stein, Laís Loose, Rosenildes Guimarães (SEDUC/PA), Alice Moro Neocatto e Adriana Souza (UFG)

No dia 30 de junho, a oficina “ODS, Agenda 2030 e Universidades” foi apresentada presencialmente no Congresso pelas servidoras Alice Moro Neocatto e Taís Drehmer Stein. Elas apresentaram a Agenda 2030 e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de desenvolver a cultura de sustentabilidade entre os participantes. A oficina também foi um espaço para refletir sobre como as universidades podem ser agentes de execução e monitoramento da Agenda 2030 em seus territórios. As servidoras apresentaram o andamento do processo de implementação dos ODS nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSM, para estimular o processo em outras instituições de ensino superior. A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Goiás (UFG), Adriana Souza e a Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará, Rosenildes Guimarães, participaram da oficina.

Além desta, outras duas ações foram ministradas de forma remota por representantes da UFSM. No dia 28, pela manhã, a oficina “O Internacional e o local: construindo pontes sustentáveis através da Paradiplomacia e a extensão” foi ministrada pelos professores Günther Richter Mros e Joséli Fiorim Gomes, juntamente com os alunos da graduação Arthur Beque Medeiros, Isadora Brand Fabrizio, Thiago Noschang Cabral e Thor Lopes ten Caten. A apresentação mostrou de que forma o curso de Relações Internacionais vem promovendo a Agenda 2030 através da Extensão, levando a implementação do internacional no local. Eles apresentaram como a paradiplomacia e palestras podem ser uma forma de implementar os princípios de desenvolvimento social nas comunidades locais.

Na manhã do dia 30, a professora Giuliana Redin ministrou a oficina “Atuação do MIGRAIDH/Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM na Proteção e Promoção dos Direitos Humanos da População Migrante e Refugiada”, também de forma remota. Dividida em três módulos, a oficina proporcionou a formação de atores e agentes para o ativismo na proteção e promoção dos direitos humanos da população migrante refugiada no âmbito acadêmico. Além disso, foi promovida uma reflexão sobre os fundamentos psicossociais e os mecanismos políticos-jurídicos-sociais que determinam a xenofobia estrutural e a exclusão social do migrante. Ela apresentou o grupo MIGRAIDH, sua atuação na UFSM nos eixos ligados à proteção e aos direitos humanos e os resultados das ações promovidas.

Apresentação de trabalhos

Bruna Schmidt Kruger apresentou seu trabalho no dia 28, pela manhã

No dia 28, a comitiva da UFSM apresentou 4 trabalhos presenciais no Congresso. Foram dois trabalhos de estudantes: “Desmistificando a Engenharia Aeroespacial e Promovendo Carreiras STEM: O Projeto de Extensão Aerospace Education UFSM”, apresentado pela acadêmica de Engenharia Espacial, Aline Rabelo Antunes; e o “Atenção à Cronicidade e Deficiência na Infância: Ações Interprofissionais na Extensão Universitária”, apresentado pela acadêmica de nutrição Bruna Schmidt Kruger.

A professora Laís Helen Loose, do Departamento de Estatística, apresentou o trabalho “STATUFSM: Popularizando a Agenda 2030 e sua Relação com a Estatística”, e a servidora Alice Moro Neocatto, da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão, apresentou a “Inserção da Extensão nos Currículos da UFSM: Cenário e Possibilidades Pós-Pandemia UFSM”.

Entre os trabalhos apresentados de forma remota no Congresso, estavam:

Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo