Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Progredir Geoparque Quarta Colônia realiza formatura de 33 estudantes em Faxinal do Soturno

Cerimônia marcou a conclusão dos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica no município

Foi realizada, na noite de ontem, 02 de agosto, a formatura de dois cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia em Faxinal do Soturno. No total, 33 estudantes foram certificadas/os nos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica. A cerimônia contou com a participação da equipe do projeto, representantes da UFSM, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Prefeitura de Faxinal do Soturno, além de familiares e de amigos das/os formandas/os.

Para a Técnica em Assuntos Educacionais, Angelita Zimmermann, os momentos de formatura representam a alegria presente no projeto. Angelita ressaltou a importância da qualificação profissional e da educação para o desenvolvimento da Quarta Colônia, destacando o compartilhamento de conhecimentos entre os professores do projeto e os estudantes do território. Ao abordar o turismo, a coordenadora enfatizou como o Progredir pode contribuir para o sentimento de reconhecimento no Geoparque, melhorando os relacionamentos interpessoais e a recepção dos turistas.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, ressaltou que o Progredir Geoparque Quarta Colônia só existe em razão das/os estudantes que se dedicam em mudar não apenas a própria realidade, por meio das qualificações profissionais e do compartilhamento de experiências, mas de toda a comunidade do Geoparque. O gestor ressaltou que o projeto, além de construir saberes de forma coletiva, também permite que a UFSM esteja cada vez mais aberta à população e presente no território.

O prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner, abordou em sua fala os elos entre a UFSM e a Quarta Colônia com vistas ao futuro e ao desenvolvimento do território. Para Clóvis, o Progredir é uma das maiores iniciativas de qualificação profissional desenvolvidas na região, ampliando as formas de relacionamento entre a comunidade e os diversos patrimônios presentes no Geoparque.

Para a formanda Jaqueline Pinheiro, a participação nos cursos realizados pelo Progredir marcaram o início de uma nova caminhada pautada na educação. Durante seu discurso, Jaqueline destacou os ensinamentos compartilhados nas formações e a atenção das professoras na condução dos cursos.

PRÓXIMOS CURSOS NA CIDADE

Com a conclusão dos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica, Faxinal do Soturno passa a contar com nove cursos finalizados pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia. No próximo semestre, o município receberá três novas formações. Já no mês de agosto, estão previstos para realização os cursos de Massas Artesanais e possíveis aplicações e de Sabão, Sabonetes e cosméticos naturais.

Mais informações sobre as novas formações podem ser solicitadas ao Centro de Referência da Assistência Social da cidade, pelo telefone 55 3263 2517

Texto e fotos: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia