Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Giro da Arquivo populariza a Arquivologia através de boletins semanais desde 2018

Até 2024, o Giro da Arquivo prevê a publicação de mais de 300 boletins informativos para disseminação e popularização do conhecimento arquivístico.



O projeto de extensão “Giro da Arquivo” produz, semanalmente, boletins voltados à divulgação e popularização da Arquivologia. Hoje, o projeto acumula 800 assinantes de seus conteúdos, que são focados na divulgação científica, técnica, profissional e cultural da área. A iniciativa surgiu em 2018, com a intenção de circular informações relacionadas à Arquivologia entre os profissionais atuantes e demais interessados na área. O professor Francisco Alcides Cougo Junior, ligado ao Departamento de Arquivologia do CCSH, coordena a equipe formada por 4 alunos da Arquivologia e 3 egressos do curso, que produzem a newsletter semanal e outros conteúdos voltados para as redes sociais do projeto. 

Focado na difusão e popularização do conhecimento técnico e científico produzido nas universidades e instituições arquivísticas, o Giro da Arquivo já soma quase 340 edições publicadas. A newsletter é enviada todas as terças, às 7h15 da manhã, aos seus 800 assinantes, e também é publicada no site do Giro da Arquivo. Desde 2018, a equipe publica seu boletim toda semana, sem falta, com exceção apenas dos feriados de Natal e Ano Novo.

O coordenador do projeto, Francisco Alcides Cougo Junior, explica que a rotina de trabalho é precisa e muito organizada para que o boletim seja publicado toda a semana. “Uma edição do Giro começa quando a edição da semana anterior fica pronta”, relata o professor. A curadoria de notícias a serem publicadas no boletim é realizada por duas participantes do projeto, que garimpam o noticiário brasileiro e internacional em busca de notícias relacionadas à Arquivologia. Esta curadoria segue os padrões da equipe sobre o que interessa ser publicado, como eventos, notícias, descobertas, publicações e assim por diante. Todo domingo, a curadoria com as notícias da semana é finalizada e, na segunda de manhã, o professor Francisco Alcides escreve o boletim a ser publicado no dia seguinte. Após a publicação, os demais integrantes do projeto se dedicam a divulgação da newsletter nas redes sociais do projeto.

Durante a semana, a equipe produz diversos conteúdos para suas redes sociais. Entre eles, o “Giro em Áudio”, que é uma versão resumida da newsletter, publicada em formato Reels, no Instagram. Eventualmente, também são organizadas as “Conversas com o Giro”, que são entrevistas, realizadas através de transmissões ao vivo nas redes, com pessoas influentes no ramo da Arquivologia. Estes conteúdos são voltados principalmente para divulgar o trabalho realizado pelo projeto e a importância dos informativos na área, atraindo mais leitores para o boletim.  

Preservando o legado

O Giro da Arquivo surgiu em 2018, idealizado pelo coordenador do projeto, Francisco Alcides Cougo Junior. O professor explica que “a Arquivologia brasileira sempre teve certa ‘tradição’ na publicação de informativos, pois somos um campo relativamente jovem, desconhecido e com poucos espaços de formação”. Essa tradição existe desde os anos 70, quando a Associação dos Arquivistas Brasileiros mantinha a revista “Arquivo & Administração” e o próprio Arquivo Nacional publicava o seu “Mensário”, que ficou ativo até 1982. O legado de publicação de informativos se manteve na área durante os anos 90 e 2000, porém, com a popularização da internet e das redes sociais, a prática tornou-se cada vez mais escassa. O Giro da Arquivo surge, em 2018, como uma forma de recuperar esta tradição.

No início do Giro, em outubro de 2018, a equipe realizava apenas postagens semanais no Facebook. Três meses depois, com uma repercussão positiva do público, a iniciativa se tornou uma newsletter. Ao todo, foram 88 edições publicadas antes de 2020, quando o Giro da Arquivo foi registrado como projeto de extensão, vinculado ao curso de Arquivologia do Centro de Ciências Sociais e Humanas, e passou a contar com estudantes, egressos e docentes do curso. Atualmente o boletim informativo está em sua 237° edição, e, somando-se as publicações anteriores ao registro do projeto, o Giro da Arquivo já conta com quase 340 publicações.

Hoje, o Giro da Arquivo se tornou muito conhecido entre os arquivistas, estudantes e entusiastas do tema. A newsletter já soma mais de 800 assinantes, que recebem o boletim semanalmente, e as redes sociais do Giro possuem mais de 1500 seguidores. O professor Francisco Alcides Cougo Junior conta que, nos últimos anos, os leitores também começaram a participar ativamente da produção da newsletter. “Os leitores não apenas recebem o boletim, como também se sentem à vontade para participar dele, enviando textos de sua própria autoria ou mesmo notícias para serem publicadas”, relatou o coordenador do projeto.

Em 2021, a equipe também realizou uma pesquisa com seus leitores, para identificar a importância do Giro entre seu público. As respostas indicaram que o projeto é essencial para manter os leitores informados sobre o que está acontecendo na área dos arquivos e na Arquivologia brasileira. O coordenador do projeto também afirma que já ouviu diversos depoimentos de lideranças de associações, pesquisadores e pessoas influentes na área sobre a importância e a contribuição do Giro.

Além da Arquivologia

Apresentação do Giro da Arquivo no Congresso Nacional de Arquivologia, em Florianópolis, em junho de 2022.

Embora o público do Giro da Arquivo seja formado principalmente por profissionais da Arquivologia, o projeto busca atrair leitores de diversas esferas da sociedade. O Giro mostra que todos os membros da sociedade civil podem se beneficiar de informações atualizadas, com referências técnicas e científicas. Além disso, a equipe também planeja sistematizar as informações atualizadas da área, contribuindo com a disseminação de informações confiáveis. 

Esta sistematização também deve contribuir para definição vocacional dos estudantes que têm interesse e pretendem ingressar na área. Assim, o Giro da Arquivo se torna um cartão de visitas para a Arquivologia, mostrando a importância de seu trabalho e atraindo interessados na profissão, que muitas vezes é subestimada aos olhos da sociedade.

O amanhã do Giro

Até 2024, a equipe espera publicar mais de 300 edições do Giro da Arquivo, contabilizadas a partir do início da vigência do projeto em 2020. Hoje, a newsletter conta com 800 assinantes e a meta é de que, até o final desta fase do projeto, o boletim atinja 2 mil assinantes. Espera-se que os boletins possam potencializar e contribuir com a ampliação do conhecimento e a qualificação de profissionais de instituições arquivísticas, centros de pesquisa e organizações de preservação do patrimônio cultural. Os boletins também fortalecem a identidade profissional dos assinantes, melhorando o desempenho dos serviços oferecidos nas instituições em que atuam.

O Giro da Arquivo também deseja potencializar a participação cidadã e o desenvolvimento social em diversas áreas da sociedade, além da Arquivologia. A equipe espera que seu trabalho circule entre estudantes do ensino médio e superior, além de outros membros da sociedade civil que possam se beneficiar dos conteúdos disponibilizados. 

Os interessados em conhecer mais sobre o Giro da Arquivo podem acessar o site do projeto e seguir seu perfil no Instagram: @girodaarquivo. A newsletter pode ser assinada de forma gratuita, através do link. Os boletins informativos são publicados toda terça-feira, às 7h15 da manhã.


Texto por: Luísa Monteiro
Fotos: Acervo da equipe do Giro da Arquivo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8107

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes