Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da 1.º Feira do Livro de Ivorá

Evento acontece entre os dias 26 e 28 de setembro



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está participando, entre os dias 26 e 28 de setembro, da 1.º Feira do Livro de Ivorá, território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. A iniciativa marca os 140 anos de imigração italiana no município e acontece no Salão Paroquial. Nos três dias  do evento, a UFSM leva ao público atividades desenvolvidas pelo projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia e pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA), além de promover a divulgação e mostra de obras da Editora PRE e da Editora UFSM.

Durante a abertura oficial do evento, a chefe do Departamento Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Edicléia Cherobini, ressaltou a promoção da Feira do Livro como uma das iniciativas desenvolvidas pelo município para preservar e promover a memória e a cultura dos imigrantes que fundaram Ivorá.

Para a Pró-Reitora Adjunta de Extensão e diretora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, a Feira do Livro reforça o ideal de Geoparque no município, ressaltando aspectos da ciência, da educação e da cultura local. Jaciele lembrou da importância do evento para difundir ainda mais os diferentes aspectos que tornam a região única e reconhecida mundialmente.

A noite foi marcada pela homenagem às escritoras e aos escritores locais que registraram em livros a história e a cultura de Ivorá. Dentre os agraciados da noite, estavam vários egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFSM. Também foram homenageados o professor Marcos Zacan, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), e a professora Maria Medianeira Padoin, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

Paulo Burmann, ex-reitor da UFSM e atual diretor da Secretaria de Estado da Educação, lembrou em sua fala do legado do advogado e ex-senador Alberto Pasqualini, que nasceu em Ivorá. Para o professor, as contribuições de Pasqualini contribuem para pensar em um novo formato para a educação e que gere novas condições de justiça social.

Representando a UFSM na cerimônia de abertura, estiveram presente a Pró-Reitora Adjunta de Extensão e diretora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell; a responsável na UFSM pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia, Angelita Zimmermann; e a chefe da Subdivisão de Divulgação e Eventos e da Editora PRE, Giana Tondolo Bonilla.

Texto: Wellington Hack, Geoparques UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8412

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes