Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Excelência em Lutas acompanha a preparação física de atletas em Santa Maria

O projeto, vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), faz o acompanhamento semanal do treinamento de 12 atletas de lutas da região.



O Grupo de Excelência em Lutas (GEL), vinculado ao CEFD/UFSM, acompanha o treinamento de 12 atletas de lutas da região de Santa Maria, com a intenção de fornecer a eles uma preparação física completa e saudável. O projeto, criado e coordenado pelo professor Thiago Farias da Fonseca Pimenta, está ativo na Universidade desde 2021 e conta com uma equipe de nove alunos da graduação em Educação Física e Fisioterapia. O GEL atende, semanalmente, atletas de judô, karatê, krav magá e taekwondo. 

O Grupo

Embora a história do projeto na UFSM ainda seja recente, o Grupo de Excelência em Lutas existe há mais de 10 anos. Seu coordenador, Thiago Pimenta, foi o idealizador do projeto em 2012, quando iniciou as atividades do Grupo na universidade particular UniBrasil, em Curitiba – Paraná. Sendo ex-atleta, o professor já tinha uma longa trajetória no mundo das lutas e se profissionalizou na área. Durante o seu tempo em Curitiba, percebeu uma lacuna na preparação física de atletas de alto rendimento nas modalidades de lutas e o Grupo de Excelência em Lutas foi criado para suprir essa falta. O projeto ficou ativo na UniBrasil e também na Universidade Positivo até 2021, quando Thiago se tornou professor da UFSM.

Atletas, estagiários e atletas do GEL

No CEFD, Thiago assumiu a responsabilidade da área das lutas e logo iniciou o processo de abertura do GEL na Universidade. Hoje, o projeto fornece uma preparação física completa a 12 atletas da região, preocupando-se com todos os aspectos da atividade física e em formar atletas de alto rendimento. O coordenador explica que a equipe realiza um trabalho que beira o profissional, discutindo as condições e lesões de cada atleta individualmente e planejando a periodização dos exercícios ideais para cada um. Para os alunos da graduação envolvidos no projeto, a experiência é “a mais próxima que teremos de um departamento técnico de alto rendimento”, comenta o professor.

O GEL também tem parceria com o curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que traz alunos que desejam se especializar em fisioterapia desportiva para atuar no projeto. A equipe conta com três alunos da fisioterapia, um estagiário e dois voluntários, que fazem o diagnóstico e acompanhamento dos atletas para tratar e prevenir futuras lesões. O Grupo também é formado por dois estagiários e três voluntários da Educação Física. 

A cada novo semestre, o GEL recebe novos atletas, que devem se comprometer com o projeto para que seja feito o acompanhamento da forma ideal. A equipe se reúne semanalmente para discutir os casos de cada atleta e, assim, planejar a prescrição de exercícios de cada um. De segunda a sábado, são realizadas as avaliações e os treinamentos dos atletas, que vão até a universidade duas vezes por semana. Thiago explica que as baterias de exercícios são divididas e os treinos são personalizados para exercitar uma qualidade física por treino. 

Estudante Rafaella em atividade do projeto

A estudante Rafaella Mendonça da Silva treina taekwondo desde o início do ano e participa do Grupo desde o segundo semestre de 2023. Ela comenta que está com uma lesão, e tem realizado treinos mais leves para não agravar o problema. “Os fisioterapeutas do GEL foram muito proativos para me ajudar a descobrir minha lesão. Os monitores adaptaram todos os meus treinos e sempre cuidam para eu não forçar demais”, comenta a atleta. Ela também fala que os treinamentos foram muito proveitosos para entender seus pontos fortes e fracos e os monitores acompanham para garantir a segurança e qualidade dos movimentos. Para ela, o trabalho dos fisioterapeutas têm sido essencial. “Digo por experiência própria que tem sido muito bom para quem sente alguma dor ou desconforto, eles sempre estão dispostos a nos atender”, comentou a estudante.

O coordenador comenta que este “é um trabalho de formiguinha”, pois exige muita disciplina e um bom planejamento de exercícios. A periodização do treinamento dos atletas é realizada pensando em estabelecer uma meta, uma “competição-alvo” onde o atleta deve atingir a sua forma esportiva ideal. Thiago comenta que, embora os frutos do trabalho do GEL ainda não tenham sido colhidos como medalhas, a equipe já observa uma grande evolução nas condições de treinamento dos atletas. Ele explica que muitos atletas de alto nível chegaram ao grupo com lesões derivadas de erros nos treinamentos ou sem se preocupar com a nutrição e alimentação saudável. “A gente observa que os atletas de Santa Maria, infelizmente, não chegam no alto nível porque eles não têm esse carinho, esse cuidado com o próprio corpo. E agora a gente tá começando a criar essa cultura da luta, como a gente tinha em Curitiba”, relata o professor.

Além da preocupação em preparar atletas de alto rendimento, o GEL também é preocupado com a democratização do esporte. O coordenador conta que o Grupo atende atletas de todas as faixas etárias, dos 17 aos 40, de todas as classes sociais e de diversas regiões da cidade. Ele relata que, embora o projeto não seja de caráter social, não há como se afastar da comunidade e, portanto, a equipe está sempre preocupada com condições de treino, equipamentos e transporte dos atletas.

Expansão do GEL

O Grupo espera atingir diversos objetivos nos próximos anos. Em 2024, a equipe espera ver seus atletas atingindo metas pessoais em suas competições-alvo, seja chegando ao pódio ou tendo um desempenho maior que nas competições anteriores. Ele explica que, por conta da  especificidade do trabalho realizado pela equipe, o Grupo não tem condições de abrigar muitos atletas, portanto, a equipe espera acompanhar o desenvolvimento de até 20 atletas da região.

Thiago também irá trabalhar para que o GEL se expanda na UFSM e se torne um programa de extensão com o objetivo de criar uma nova linha de estágio profissionalizante para os graduandos do CEFD. A intenção, a longo prazo, é também expandir as atividades do GEL para abrigar outras modalidades esportivas, além da luta. O coordenador explica que sua intenção é, futuramente, estabelecer um programa com a capacidade de realizar o trabalho de periodização de treinos de atletas de toda região e de qualquer modalidade.

Os atletas de lutas interessados em participar do Grupo de Excelência em Lutas podem buscar mais informações sobre o projeto em seu Instagram, ou entrar em contato diretamente com o CEFD da UFSM, por meio dos números de telefone: (55) 3220-8246 / (55) 3220-8027 (Secretaria Administrativa CEFD), (55) 3220-8177 (Secretaria Integrada de Departamento).


Texto por: Luísa Monteiro, Bolsista de Jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8519

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes