Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

41.° SEURS conta com a participação de treze Projetos de Extensão da UFSM

Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, sediou o 41.° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).

Hoje (27), encerra-se o 41.° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que promove a discussão e difusão da extensão universitária por meio do intercâmbio entre as instituições participantes do Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Esta edição do SEURS foi sediada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento reúne anualmente dirigentes e agentes extensionistas do Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul para estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências com a comunidade, fortalecendo a prática extensionista. Neste ano, a edição do SEURS é pautada no tema “Extensão Universitária: Interfaces entre Ciência, Comunidade e Políticas Públicas” para fomentar o diálogo sobre as experiências, transformações e desafios da Extensão Universitária.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) levou à UEPG os melhores trabalhos de extensão premiados na 37° Jornada Acadêmica Integrada (JAI), realizada em 2022. Um trabalho de cada Unidade de ensino foi contemplado com a premiação. Os acadêmicos receberam seus prêmios nesta segunda-feira (23), como parte da programação do 18.° Salão de Extensão da 38.° JAI, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro. A caravana da UFSM foi à Ponta Grossa com 17 acadêmicos, autores e co-autores dos projetos apresentados, e o Técnico-Administrativo em Educação (TAE) Bryan Brummelhaus de Menezes, do Campus de Frederico Westphalen. Entre os projetos extensionistas da UFSM que participaram do 41° SEURS, estavam:

• Uso de Experimentos de Química como Suporte ao Aprendizado para turmas do 3.° ano do Ensino Médio, apresentado por Camila Vitoria de Carli (CAMPUS – FW).
  • Desafios na Preceptoria em Saúde: um relato de experiência, apresentado por Natali Vitória Pedroso Kerber (CAMPUS – PM).
  • Pacomê: incentivo à alimentação saudável a partir do consumo consciente (PODCAST), apresentado por Helena Torres da Trindade (CAMPUS – CH).
  • Oficina “Do Quintal ao Quilombo”: troca de saberes e resgate identitário (OFICINA), apresentado por Janaina Daniele Pereira da Cruz (Colégio Politécnico).
  • Robótica nas Escolas: cursos de robótica para professores e alunos da rede municipal de ensino (VÍDEO), apresentado por Adrian Kelvin dos Santos Oliveira (CTISM).
  • Experimentos de Física para Crianças: desenvolvimento de uma atividade sobre sistema de filtragem de água para alunos do 4.° ano do Ensino Fundamental, apresentado por Ana Julia Assolin Diaz (CCNE).
  • Inspire-se! Das Mulheres Protagonistas às Medalhistas Olímpicas – Parte 2, apresentado por Juliana Jungs de Almeida (CEFD).
  • Programa “Olha o Passarinho!”: uma experiência diferente para alunos do Ensino Fundamental, apresentado por Raiana Gonçalves Ribas (CCR).
  • A saúde da população idosa por meio das equipes da atenção primária em saúde: oficinas de promoção à saúde, apresentado por Sara Trindade Vernes (CCSH).
  • Terceira fase de capacitação de professores da Rede Pública sobre a temática de Educação Financeira desenvolvida pelo projeto SUMO, apresentada por Beatriz Fernanda Taveira (CT).
  • Ações de um projeto de extensão na atenção integral ao paciente com câncer, apresentado por Camila Lais Menegazzi Giongo (CCS).
  • Alfabetização em contexto de vulnerabilidade social: um relato de experiência, apresentado por Leticia Paiva Muscope (CE).
  • Clenio Faccin e o Teatro Universitário Independente, apresentado por Valeria Antunes do Amarante

Além dos trabalhos, durante o evento também aconteceram apresentações culturais, uma conferência e duas mesas redondas. Durante a abertura do SEURS, no dia 25, foi realizada uma conferência sobre “Desafios à consolidação de Políticas de Extensão”, com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, Luiz Alberto Rodrigues. Na quinta-feira, dia 26, foi realizada a mesa redonda “Construindo políticas públicas de extensão universitária: perspectivas e desafios”, com a Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, Maria Anezilany Gomes do Nascimento e o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Ceará, Evandro Salvador Alves de Oliveira. No último dia de evento (27), foi realizada a mesa redonda sobre “Movimentos Sociais para o fortalecimento da extensão universitária”, com o professor Roberto Martins de Souza, do Instituto Federal do Paraná, e o professor Reidy Rolim de Moura, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Texto por: Luísa Monteiro, Bolsista de Jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE