Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

18.° edição do Salão de Extensão concluída na última sexta (27)

A 18.° edição do Salão de Extensão aconteceu em paralelo à 38.° Jornada Integrada Acadêmica (JAI) entre os dias 23 e 27 de outubro. 



Durante os dias 23 e 27 de outubro, aconteceu a 18.ª edição do Salão de Extensão, em paralelo à 38.ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE/UFSM), tem como foco divulgar e fomentar discussões sobre os trabalhos acadêmicos produzidos a partir de práticas extensionistas. O Salão contou com apresentações de trabalhos (orais e em banner), mesas redondas, oficinas e premiações. Além disso, durante o Salão aconteceu a 2.ª JAI Mirim e a 6.ª JAI Jovem a fim de incentivar a pesquisa na rede básica de ensino e divulgar seus trabalhos para a comunidade. 

Durante todos os dias da 38.ª JAI, aconteceram apresentações orais e em banner de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos extensionistas de projetos vinculados à UFSM, de todos os campi. Confira abaixo os principais acontecimentos ocorridos durante o evento.

Destaques entregues na Abertura Geral da 38.° JAI

Destaques Extensionistas 2023

Durante a Abertura Geral da 38.ª JAI, foi realizada uma homenagem aos Destaques Extensionistas de 2023. Neste ano, os homenageados foram o docente Guilherme Sampaio Barbosa, vinculado ao Centro de Artes e Letras (CAL), o Técnico-Administrativo em Educação (TAE) Hazael Soranzo de Almeida, do Colégio Politécnico, e a extensionista externa Marquita Quevedo, presidente da ONG Igualdade. 

Melhores Trabalhos de Extensão 2022

Na segunda-feira (23), durante a tarde, foram entregues os certificados de Melhores Trabalhos de Extensão 2022, apresentados no 17.ª Salão de Extensão. Anualmente, a Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE) premia um trabalho por unidade de ensino, entre os trabalhos com as melhores notas da JAI. Os certificados foram entregues no Salão Imembuí, pelo Pró-Reitor de Extensão Flavi Lisboa e pelo Reitor da Universidade Luciano Schuch. Confira aqui a lista de trabalhos premiados como os Melhores de Extensão 2022. Os acadêmicos premiados puderam apresentar seus trabalhos na 41.ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado entre os dias 25 e 27 de outubro na Universidade de Ponta Grossa (UEPG). 

Lançamento das Obras da Editora PRE

Na manhã de terça-feira (24), foi realizado o Lançamento de Obras da Editora PRE, no Salão Imembuí. O evento reuniu autores e coautores de cartilhas publicadas pela Série Extensão em 2023. As produções foram desenvolvidas por TAEs, docentes e estudantes dos campi da UFSM como resultado de ações extensionistas desenvolvidas junto à comunidade. A autora da cartilha “Histórias do Nono e da Nona” esteve presente no evento e contou que a obra vem sendo utilizada em escolas do município de São João do Polêsine. “Foi muito importante ter o respaldo da Universidade, porque todas as pessoas podem acessar esse conteúdo, então eu estou bem feliz”, relata Marisa Bertoldo Rossato.

Encontro dos Rondonistas

Na quinta-feira à tarde, foi realizado o 1.° Encontro de Rondonistas da UFSM. O evento reuniu participantes de diversas Operações Rondon no Salão Imembuí, inclusive da primeira operação, em 1969. O Encontro foi um momento para que os Rondonistas da UFSM pudessem trocar suas experiências e relembrar momentos vividos durante as operações. Foi organizada uma Roda de Conversa com a participação de Pedro Lecueder Aguirre, participante da primeira Operação Rondon em 1969, Ubiratan Tubinambá da Costa, coordenador das Operações Rondon de 2005 a 2007 e de 2010 a 2013, Silvia Wali Kleinert Londero, participante nas Operações Rondon de 1977 e 1978, Maria Gabrielle Ribeiro de Sousa, acadêmica da UFSM e participante da Operação Amapá em 2022 e Luciana Braatz, acadêmica da UFSM e participante da Operação Sentinelas Avançadas 2023.

Fórum dos Direitos Humanos

Entre os dias 25 e 27, aconteceu o 6.° Fórum de Direitos Humanos, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH). O evento promoveu cinco rodas de conversa com os grupos de trabalho (GTs) de Direitos Humanos, Gênero, Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, Segurança Alimentar e Nutricional e de Extensão. Na quarta (25), pela manhã, os participantes puderam discutir sobre os Direitos Humanos, no Espaço Multiuso. Durante a tarde, a conversa foi sobre questões de gênero e foi sediada na Casa Verônica. 

Na quinta de manhã foi realizada a Roda dos Saberes Afro-Acadêmicos, integrada ao evento “Brasil: Terra Indígena”, e à tarde uma Roda de Conversa sobre a Segurança Alimentar e Nutricional. Para encerrar o Fórum de Direitos Humanos, na sexta-feira, os participantes do Fórum discutiram, por meio de uma roda de conversa, sobre a Extensão Prisional, no Espaço Multiuso.

Foto por: Paola Goulart

2.ª JAI Mirim e 6.ª JAI Jovem

Em paralelo à 38.ª Jornada Acadêmica Integrada, foram realizadas as  2.ª JAI Mirim, promovida pelo Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, e a 6.ª JAI Jovem, promovida pela PRE e pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), para ampliar os laços entre rede básica e universidade por meio da pesquisa. A 6.ª JAI Jovem aconteceu na tarde de terça-feira (24), no hall e mezanino do Centro de Convenções, com trabalhos apresentados por estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico da região de Santa Maria. Durante o terceiro dia da JAI (25), foram realizadas as apresentações da 2.ª JAI Mirim no hall e auditório do 74C, com trabalhos produzidos por estudantes e professores do Ensino Fundamental de escolas dos municípios da Quarta Colônia. 

Mostra dos Empreendimentos Incubados

Além dessas atividades, durante a manhã de quarta-feira, foi realizada a Mostra dos Empreendimentos Incubados na Incubadora Social da UFSM, no Hall do Prédio 74C/CCSH. E na quinta-feira à noite aconteceu a Noite Cultural Indígena, no Espaço Multiuso. O evento contou com apresentações culturais, de Grupos de Dança, Música e Exposição, e um diálogo com lideranças indígenas.


Texto por: Luísa Monteiro, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8565

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes