Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projetos da UFSM foram homenageados no Jantar Baile do Dia do Professor da APUSM

Da esquerda para direita, Luiz Fernando Sangoi (Presidente da APUSM), Flavi Lisboa, Enio Marchesan, Luciano Shuch (Reitor da UFSM) e Eduardo Rizzatti (Vice-Presidente da APUSM)

Os projetos “Geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul” e “Arroz Sem Defensivos Agrícolas” foram homenageados no Jantar Baile do Dia do Professor, no dia 21 de outubro, na sede da APUSM. Os projetos de extensão da UFSM Geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul e Arroz Sem Defensivos Agrícolas foram homenageados durante o Jantar Baile do Dia do Professor. O evento foi realizado no dia 21 de outubro, promovido pela Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM). Anualmente, a Diretoria da APUSM homenageia professores e/ou projetos para valorizar os profissionais e as boas práticas acadêmicas. Neste ano, além dos projetos da UFSM, o projeto Sustentabilidade na Prática, do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), também foi homenageado. Os coordenadores dos projetos foram convidados a participar do Jantar Baile para receber as homenagens. O Pró-Reitor de Extensão Flavi Lisboa e o professor Enio Marchesan representaram a UFSM na comemoração.

Além de uma celebração, o evento também foi um momento de integração entre a comunidade docente de Santa Maria. O Jantar é organizado pela Associação para manifestar sua gratidão pelo trabalho desenvolvido nas universidades locais. Em 2023, a homenagem da noite foi entregue a projetos de extensão notáveis no contexto educacional da região. A escolha dos projetos foi decidida pelos diretores e conselheiros da APUSM.

Geoparques

Coordenado pelo Pró-Reitor de Extensão Flavi Lisboa, os Geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul surgiram em 2019 como uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão para promover desenvolvimento na região. “Geoparque” é uma certificação da UNESCO entregue aos territórios com ambientes singulares que podem associar diversas estratégias de desenvolvimento regional para promover crescimento na comunidade. Hoje, os Geoparques fazem parte da Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, que conta com 195 localidades em 18 países do mundo.

Desde o ano de criação do projeto, a UFSM já desenvolveu 68 ações de extensão dentro do território da Quarta Colônia e Caçapava do Sul, contando com 328 alunos que já receberam bolsas para atuarem nas ações. O projeto já financiou 30 obras, entre cartilhas, livros infantis, materiais pedagógicos, e-books, manuais e podcasts, e contemplou 38 autores. Também já foram realizadas cinco edições da Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial, que envolveram cerca de 90 colaboradores da UFSM e 1824 participantes.

Em seu discurso de agradecimento pela homenagem, o coordenador do projeto,  Flavi Lisboa, destacou a importância de cada um que participou da trajetória dos Geoparques. “Obrigado a cada um e a cada uma que se dedica a tornar as nossas Instituições mais conectadas com a sociedade, reafirmando nosso compromisso público na região em que atuamos!”, declarou o Pró-Reitor. Confira aqui uma lista dos colaboradores do projeto.

Arroz Sem Defensivos Agrícolas

O projeto Arroz Sem Defensivos Agrícolas, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado e Uso Alternativo de Várzeas (Gpai), também foi homenageado no Jantar Baile da APUSM. Coordenado pelo professor Enio Marchesan, do Centro de Ciências Rurais (CCR), o projeto surgiu com o objetivo de proporcionar a pequenos produtores a oportunidade de agregar valor e renda através de um produto diferenciado, livre de defensivos agrícolas. Assim, é possível ofertar para os consumidores um produto com a certeza de que não foi aplicado nenhum agrotóxico.

A proposta foi colocada em prática junto a pequenos produtores de arroz da região da Quarta Colônia. Com a execução do projeto, o coordenador explica que a equipe está atingindo um novo objetivo, construindo manejos que poderão ser utilizados em lavouras de produção de arroz convencional na busca de uma atividade cada vez mais sustentável. A pesquisa também é parte fundamental do projeto. Enio explica que, como o projeto não contempla o uso de defensivos agrícolas, a equipe precisa desenvolver tecnologias para manejo de pragas e doenças. “O uso de produtos biológicos será uma ferramenta indispensável, mas é preciso mais informações de pesquisa quanto a seu uso e eficácia. Por isso, é necessário o acompanhamento técnico muito de perto das lavouras, para fazer a intervenção no momento correto”, disse o coordenador.

O professor Enio Marchesan agradeceu a homenagem entregue pela APUSM em nome de todos envolvidos no projeto. “O sentimento que temos é de que valeu a pena o esforço, mostrando que sempre é possível buscar alternativas para este segmento de pequenos produtores […] e de que diversas outras iniciativas semelhantes a essa podem ser feitas. Depende só de cada um de nós ter um olhar com sensibilidade para identificar o que ocorre ao nosso redor, ter atitude e se expor na busca do novo, mesmo correndo riscos”, declara. Ele também comenta que ser homenageado pela comunidade de professores universitários enche todos da equipe de orgulho e motivação.

Texto: Subdivisão de Divulgação e Eventos