Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Professora da UFSM realiza viagem precursora para o Sergipe, em preparativos para a Operação Mangabeiras – Projeto Rondon

Entre os dias 4 e 11 de novembro de 2023, a professora Jaqueline Arboit, docente do departamento de Ciências da Saúde da UFSM, campus Palmeira das Missões da UFSM, esteve no Município de Graccho Cardoso, no estado de Sergipe (SE), para realização da viagem precursora da Operação Mangabeiras do Projeto Rondon. O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa e objetiva o desenvolvimento social de municípios vulneráveis, além do fomento à cidadania e ao voluntariado de estudantes de graduação.

A Operação Mangabeiras ocorrerá de 18 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. Neste período, a equipe de rondonistas da UFSM, formada pela coordenadora professora Jaqueline Arboit; pela coordenadora adjunta professora Terimar Ruoso; pelos acadêmicos de Enfermagem Julia Signori Prado, Leticia de Moura, Luana Aparecida Zardinello, Nathalia Piazentini Pioczkoski, Renan Moi e Tamara Probst; pela acadêmica de Ciências Biológicas Andriele Pavani Ribeiro; e pela acadêmica de Direito Junia Foletto Pivetta, irá desempenhar as atividades referentes ao Conjunto A – Cultura, Direitos humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Nessa direção, com o compromisso de direcionar as ações a serem desenvolvidas em 2024, a viagem precursora foi um instrumento importante para adequação e rebuscamento do trabalho a ser realizado pela equipe, que conta com uma série de oficinas para cada área temática e que busca suprir as necessidades mais emergentes do Município de Graccho Cardoso/SE. Tal etapa constitui uma fase preparatória e visa o melhor desenvolvimento da operação, na medida em que permite aos professores-coordenadores de cada equipe ajustarem as propostas de trabalho de acordo com as necessidades locais e realizar reuniões com os agentes das secretarias municipais e demais profissionais de áreas estratégicas do município. Além disso, a viagem também proporciona o contato com os demais professores- coordenadores envolvidos na Operação, bem como com o Ministério da Defesa.

A coordenadora Jaqueline Arboit destaca que “a viagem precursora é um momento ímpar para o sucesso da operação, permitindo o reconhecimento do território com visitas na sede do município e povoados, bem como o levantamento de demandas in loco com as diferentes secretarias, coordenações e a própria população. Deste modo, retornamos da precursora com um diagnóstico mais preciso para que a equipe de rondonistas possa (re)adequar as oficinas a serem desenvolvidas no período da operação, visando ações efetivas para a transformação das realidades”.

Importante destacar que a UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), realiza semestralmente seleções internas dentro do período dos editais das operações do Ministério da Defesa. Nesse processo, é possível que professores interessados enviem propostas de trabalho. Após a seleção interna, a proposta concorre a nível nacional com as demais Instituições de Ensino Superior do Brasil. Na sequência, caso a proposta se classifique para participar da operação, são selecionados estudantes de graduação para serem os rondonistas.

Mais informações podem ser encontradas nos sites: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon e https://www.ufsm.br/busca?q=&tags=projeto-rondon.

Para acompanhar a equipe da UFSM na Operação Mangabeiras – 2024, siga as páginas das redes sociais: @projetorondon.ufsm e @rondon_ufsmpm.

Texto: Júnia Foletto Pivetta, acadêmica de Direito e rondonista da Equipe da UFSM – Operação Mangabeiras

Revisão: Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos (PRE/UFSM)