Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Caminhadas na Natureza em São João do Polêsine agitou o domingo no Geoparque Quarta Colônia



Caminhantes desfrutaram de um dia muito agradável, trilhas maravilhosas em meio a mata, e também de uma gastronomia muito saborosa em São João do Polêsine, RS.

Na manhã de domingo, 19 de novembro, foi realizado o evento “Caminhos Religiosos do Vale” no município de São João do Polêsine, no Geoparque Quarta Colônia. A concentração aconteceu na comunidade Sociedade Caravel, com um café da manhã colonial com cafés, chás, bolos, pães caseiros, pasteis, geleias e frutas. O clima agradável durante o dia foi um destaque à parte para engrandecer o município de São João do Polêsine. 

A abertura do evento foi realizada por volta das 8h15min conduzida pela extensionista Jane D’Arc Santos Vargas, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São João do Polêsine, dando as boas-vindas aos participantes e os informes iniciais. Após, Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, apresentou a proposta da caminhada e também explicou o funcionamento da organização local através dos carimbos, da infraestrutura de apoio local e do passaporte ao final da caminhada. Para finalizar a abertura, o prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, recepcionou os participantes apresentando-os ao Geoparque Quarta Colônia, desejando uma boa caminhada os visitantes.

Durante a caminhada, os participantes puderam apreciar as belezas naturais do rural, a religiosidade presente em forma de capelas e capitéis e a interação com animais ao longo do percurso. Além disso, os caminhantes puderam conhecer agroindústrias familiares rurais, como a Cachaçaria Gentil que possui um geoproduto identificado do Geoparque Quarta Colônia. A caminhada proporcionou um aspecto particular em que transitou entre características rurais e urbanas ao confrontar as trilhas com o processo de urbanização do distrito de Vale Vêneto, algo característico do processo de desenvolvimento e que registra em sua arquitetura a história da imigração italiana.

Os caminhantes passaram por pinguelas, por estradas de calçamento e de terra e, ao longo do trajeto, as placas informativas orientavam o percurso e a quilometragem feita para a finalização da caminhada. Os caminhos religiosos conectaram a produção, animais, alimentos e histórias. 

Após a chegada dos caminhantes foi servido pela Comunidade da Linha Sant’Ana um saboroso almoço, com pratos típicos, desde galeto e carne de porco assada, complementados por maionese, arroz branco, arroz à grega e saladas diversas.

A caminhada das trilhas, das experiências e das capelas e capitéis religiosos

O evento contou com a presença de caminhantes de cinco estados brasileiros: Rondônia, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de um participante da França. Durante o circuito, os participantes trocaram experiências culturais riquíssimas. A caminhada em São João do Polêsine contou com o participante Gildo Rosso, 74 anos, agricultor, morador do município. Ele destacou a importância da caminhada para sua vida, pois aderiu participar de todas as caminhadas na natureza do Geoparque Quarta Colônia. “A caminhada de São João do Polêsine foi uma das melhores, pois teve bastante sombra, em lugares que nunca passei em minha vida, em um lugar maravilhoso”, finalizou Rosso. 

No trajeto da caminhada houve pontos de apoio e locais de carimbo durante a passagem dos caminhantes. A paisagem rural foi um destaque, com um valor cênico incrível. Gustavo Neves, 32 anos, formado em Direito e estudante de Relações Públicas da UFSM, natural de Pernambuco, destacou que “foi minha primeira experiência nas caminhadas na natureza, e tive todo o suporte de transporte da UFSM, transporte local, atendimento médico, caso fosse necessário e com um atendimento de muita qualidade proporcionado pelas comunidades, além das instruções para o percurso. Vale muito a pena para conhecer a cultura, a realidade do território e o contato com as pessoas que é fundamental”, finalizou Neves. 

Marta Von Ende, Diretora do Colégio Politécnico da UFSM, moradora de São João do Polêsine, destacou que o percurso foi bem acessível, com paisagens exuberantes, gastronomia (café da manhã e almoço) muito saborosos e infraestrutura de apoio muito bem organizada. A professora comentou ainda que estará presente nas próximas caminhadas. Esse é um exemplo de encantamento e de fidelização dos caminhantes, como de várias outras pessoas que participam das caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia, ou seja, quem participa da primeira sempre se motiva para acompanhar as outras. 

Pedro Abreu Domingues, estudante de Filosofia da UFSM, morador de Santa Maria, comentou que o percurso foi “muito agradável, muito interessante, pois pude apreciar tanto as belezas naturais da região quanto a cultura local com a sua riqueza de detalhes e com suas várias nuances que caracterizam a região”. 

A Caminhada Internacional na Natureza do Geoparque Quarta Colônia na Agenda 2030 da ONU

O impacto das Caminhadas na Natureza é imensurável, pois conecta comunidades, visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, com a cultura local, com a gastronomia e com as belezas naturais do rural do Geoparque Quarta Colônia. 

A organização disponibilizou apoio com hidratação e alimentação para dar energia aos caminhantes. A caminhada contou com 147 participantes que percorreram o percurso, com 41 cafés ofertados e 116 almoços. o evento envolveu mais 17 pessoas na organização local e regional, bem como mais de 23 integrantes da Comunidade Caravel e de Sant’ana. 

Em 2023, o Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia é executado pela Pró-reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritórios locais dos municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia e Prefeituras Municipais. Na UFSM, a Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), coordenado pelo Prof. Ezequiel Redin, com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Com esse evento São João do Polêsine auxilia na construção coletiva dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas no âmbito do Geoparque Quarta Colônia com a organização de um evento de caráter internacional que envolve esporte popular, lazer, natureza e famílias rurais. 

Confira algumas fotos do evento:

 

Texto e fotos: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

Revisão: Monique Chaves (Emater-RS)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8651

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes