Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fundada por mulheres, Compact Jr é a primeira empresa júnior de TI do Rio Grande do Sul

Com 15 membros, a empresa leva tecnologia e inovação para fora do Arco, destacando-se por todo o estado.



O ano era 2013. Um grupo de estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI), sentindo falta de um contato mais direto com o mundo corporativo e de atividades complementares na graduação, reuniu-se para a criação de um novo e ambicioso projeto universitário. Batizado como “CompAct Jr Soluções em T.I.”, o projeto se consolidou como a primeira empresa júnior de TI do Rio Grande do Sul (RS), levando inovação diretamente da universidade para a comunidade, por meio da extensão.

Em seus primeiros momentos, a CompAct Jr atuou como um braço da Caduceu Jr, empresa júnior ligada ao curso de Ciências Contábeis. Foi apenas em 2015 que a independência chegou, com a criação de um CNPJ próprio. Nesse meio tempo, uma das fundadoras viajou até o Distrito Federal para conhecer a Computação Junior (CJR), empresa junior sediada na Universidade de Brasília (UnB) e também voltada à área de Computação. A viagem deu mais fôlego para a independência da CompAct, em vista das experiências adquiridas e da inspiração obtida com o projeto brasiliense.

O nome da empresa, por sua vez, é resultado da junção de “Comp” (abreviação de computing/computação) e “Act” (action/ação). Essa junção se revela na rotina da organização e de seus atuais 15 membros voluntários. A empresa é membro do grupos estudantis do Centro de Tecnologia (CT), apesar de ter sua sede no Colégio Politécnico – o que permite reunir estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Sistemas de Informação e Redes de Computadores.

CompAct se destaca como ambiente inovador e empreendedor na área de TI dentro da UFSM.

Desde o início, o foco era proporcionar vivências empresariais e interdisciplinares, preparando os membros para o mercado de trabalho. Na CompAct, estudantes de todos os cursos são bem-vindos, de forma a somar com suas habilidades específicas e conhecer a área de tecnologia na prática. Nesse sentido, a empresa mantém os estudantes interessados na profissão, conhecendo-a em um modelo bastante semelhante ao utilizado em grandes empresas, o que resulta na formação de profissionais mais empreendedores, independentes e com aguçado senso de liderança.

Atualmente, a CompAct Jr funciona por meio de gestões, definidas por meio de eleições. Há uma hierarquia, cargos rotativos e setores especializados em demandas específicas da empresa. Neste momento, a empresa conta com os setores Comercial, Marketing e Comunicação, Projetos, Gestão de Pessoas e Financeiro. Logo, a organização interna, pautada na interdisciplinaridade e no trabalho colaborativo, permite que os membros conheçam diversas áreas além da programação. 

O foco da CompAct é o desenvolvimento de soluções de TI, bem como a prestação de serviços na área. Nesse escopo, a empresa trabalha com desenvolvimento de sites, e-commerces, land pages, softwares e aplicativos. A empresa funciona por meio de prospecção de clientes, eventuais propostas e acordos firmados por contratos. Com o projeto definido, a equipe inicia a produção dos códigos de programação, que mantém ao longo da vigência do contrato, por meio de manutenções constantes.  A partir desses projetos, obtem-se o faturamento, que garante o desenvolvimento das atividades.

Trajetória marcada por premiações

Em seus mais de dez anos de atividade, a EJ já foi reconhecida e premiada diversas vezes em eventos da área. Essa é uma das pontes que escancara sua importância para a UFSM, já que quanto mais prêmios recebidos, mais reconhecimento a universidade adquire no ramo.

Uma conquista que a empresa se orgulha é a sua nomeação como Empresa Júnior Alto Crescimento no Movimento Empresa Júnior (MEJ), em seis ocasiões. O título é dado a empresas juniores que superam as metas anuais estabelecidas pela Brasil Júnior, organização que administra o MEJ. O título foi concedido à CompAct em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2023 – anos em que se consolidou como a maior empresa júnior de TI de todo o RS.

A empresa também participa regularmente de eventos regionais, como o Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ). Em 2017, na sua primeira participação, recebeu atenção por seu faturamento exemplar. Na oportunidade, a equipe apresentou um case para empresas juniores de cluster 1 – classificação que define aquelas em estágio inicial, ainda sem colaboradores e sem serviço definido. Na apresentação, a CompAct compartilhou dicas de filiação ao MEJ e experiências com faturamento.

Ainda, durante o seu auge, em 2020 a CompAct recebeu o título de Empresa Júnior Impacto, o maior que é concedido pelo MEJ. Foi nessa mesma época, como efeito da pandemia, que o projeto perdeu força. Como resultado, os anos seguintes foram momentos de reflexão dentro da empresa, que se reformulou dentro das necessidades do momento. Com o retorno presencial, o principal desafio da gestão foi retornar ao ritmo pré-pandêmico – processo que a equipe desempenha com vigor.

A primeira década de muitas

Equipe celebra prêmios já conquistados enquanto almeja novas formas de se destacar no setor de empresas juniores.

Após completar dez anos de atividades, a CompAct mira em conquistas ainda mais notáveis. Essa ambição já se manifestou em 2024, com a participação da empresa no evento Lidera, organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul (FEJERS). Na ocasião, os membros foram reconhecidos novamente por superar a meta de alto crescimento, o que coloca o estado no centro do cenário nacional de empresas juniores.

Ainda, a diretoria afirma que um dos focos principais do ano é o trabalho colaborativo junto de outras empresas juniores. Com essa meta, pretende-se não apenas dar ainda mais visibilidade para as empresas juniores gaúchas, mas recuperar a glória do CompAct, recolocando-o como referência na área e aumentando o seu faturamento. Nas palavras do presidente da empresa, Emanuel Wagner Pereira: “nossa intenção é buscar o crescimento constante para manter o projeto andando”. Por fim, uma demanda que também aparece de forma recorrente é a busca por um espaço físico maior, que comporte as atividades e concentre a equipe de forma confortável.

Com o início do semestre letivo na UFSM, a organização busca diversificar e renovar o seu corpo de membros. Dessa forma, um processo seletivo será lançado, com etapas de seleção e trainee. Os interessados, além de outros requisitos, devem destacar 12h semanais à empresa e estarem matriculados em cursos no campus sede, para acompanhar as atividades, que são realizadas majoritariamente em Santa Maria. A diretoria do projeto ainda não divulgou uma data para o início das inscrições.

A sede da CompAct Jr fica no Bloco D7 do Colégio Politécnico, no pavilhão metálico em frente à lancheria. A empresa também possui perfis no Instagram e Facebook, onde publica conteúdo sobre tecnologia e anuncia suas seleções de novos membros.


Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Matheus Lenarth e Camila Steinhorst, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Imagens: Acervo da CompAct Jr

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-9070

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes