Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM atua frente à calamidade pública por meio da extensão

Ações extensionistas podem receber incentivo financeiro.

Em vista do estado de calamidade pública climática que impacta todo o Rio Grande do Sul desde o início de maio, a UFSM está presente junto à comunidade, apoiando a atuação dos docentes, dos técnicos-administrativos e discentes em ações de solidariedade às vítimas. Um dos principais braços de atuação da instituição é por meio da extensão universitária, que ganhou forma no programa “UFSM Solidária e Cidadã”, proposto pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Desde o início do período de calamidade pública no estado, duas Instruções Normativas (IN) ligadas à Extensão foram publicadas. A primeira, dispôs sobre a possibilidade de vinculação de ações de solidariedade no programa UFSM Solidária e Cidadã, o que permite a concessão de incentivos financeiros e certificação das horas trabalhadas. Interessados em se vincular devem enviar um pedido para o email extensao@ufsm.br com as informações descritas na referida IN. A segunda IN, por sua vez, possibilita o pagamento de bolsas para os estudantes atuantes e membros do programa, de forma a incentivar a continuidade da ação.

Outro documento importante neste momento foi o ofício enviado pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e pelo Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior do Rio Grande do Sul (FORIPES). Nele, são apresentadas 30 temáticas de extensão de atenção, que ajudam a guiar as ações da UFSM. Entre elas, estão: apoio psicossocial às vítimas, resgate e cuidado de animais, avaliação de danos estruturais, apoio aos idosos, prevenção de doenças e promoção da saúde e muito mais.

Ações contínuas marcam compromisso da UFSM com a recuperação do estado

Com o lançamento da primeira IN, a ação imediata da PRE foi justamente o mapeamento e prospecção de ações solidárias em andamento, visando sua vinculação ao Programa UFSM Solidária e Cidadã. É possível informar dados sobre ações em andamento pelo formulário criado pela equipe da PRE, neste link. Esse movimento é essencial para que o trabalho seja reconhecido, apoiado e fomentado institucionalmente, além de qualificar junto da comunidade santa-mariense a importância da extensão universitária. Ainda, a pró-reitoria está ampliando o diagnóstico da situação em Santa Maria e nos territórios Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul.

No dia 22 de maio, a PRE organizou um evento online com os coordenadores dos cursos de graduação com foco em orientar o desenvolvimento de ações de extensão frente ao estado de calamidade pública. Para isso, a pró-reitoria utilizará os recursos do Fundo de Inserção da Extensão nos Currículos de Graduação (FIEC-G) e um incremento de recursos pela vinculação ao Programa UFSM Solidária e Cidadã, seguindo as temáticas apresentadas pelo FORPROEX e pelo FORIPES.

Ainda, a PRE tem prevista a execução de edições do “Rondonzinho”, a médio e longo prazo. A iniciativa é inspirada no Projeto Rondon, que pretende atuar, a partir do diagnóstico das realidades dos territórios afetados, de forma que a UFSM promova expedições e solucione os problemas identificados. As expedições poderão ser em bairros específicos de Santa Maria ou em outras cidades de abrangência da Universidade.

Para o Prof. Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão, a UFSM não pode se eximir do seu papel neste momento de crise climática no estado. Ele entende que, no primeiro momento, as ações da instituição foram de caráter assistencial, mas que, no que tange a extensão universitária, o foco está na transformação social. Dessa forma, as medidas colocadas em práticas focam em ações de médio e longo prazo, de forma a permitir um enfrentamento às adversidades, com foco em diminuir o impacto em grupos em vulnerabilidade social.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE