Na última sexta (21), a UFSM foi reconhecida com o Selo de Reconhecimento “Aqui, homofobia não tem lugar”, promovido pelo Fórum Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+ de Santa Maria. Esta é a segunda vez que a instituição recebe o reconhecimento, sendo a primeira em dezembro de 2023. A cerimônia aconteceu no Ambulatório Transcender de Santa Maria.
O selo é uma homenagem às pessoas e às instituições que lutam em prol dos direitos, da promoção da diversidade e do respeito à população LGBTQIAPN+ no município. Instituído em 2022 como Grupo Janeiro Lilás, o Fórum reúne coletivos, instituições públicas e privadas, além de ativistas que buscam defender e promover os direitos e interesses da população.
Para o pró-reitor de Extensão, Flavi Lisboa, que representou a universidade na cerimônia, o recebimento do selo representa o sucesso das ações do Observatório de Direitos Humanos e da Casa Verônica, setores responsáveis por acolher as demandas da comunidade LGBTQIAPN+. Por meio deles, a UFSM fortalece seu papel e compromisso institucional pela valorização das diversas identidades, a tolerância e o respeito à diversidade.
Primeira Parada do Orgulho movimenta UFSM neste fim de semana
Em celebração ao mês da diversidade, a UFSM realiza sua primeira edição da Parada do Orgulho. O evento ocorre neste sábado (29) das 15h às 21h, no Largo do Planetário. As atrações principais incluem DJs, performances artísticas e feiras para o público. A entrada é gratuita e aberta para toda a sociedade. Para conferir a programação completa, acesse este link.
Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Matheus Lenarth Cardozo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE