O Grupo de Trabalho (GT) sobre Maternidade na UFSM realizou, na última sexta, 09, a sua primeira reunião. O GT tem por objetivo pensar políticas públicas internas voltadas às mães universitárias, além de propor novas diretrizes e ampliar as discussões sobre a temática no âmbito acadêmico. A instituição do Grupo de Trabalho é uma continuação das atividades e dos avanços conquistados pela Política de Igualdade de Gênero, aprovada em 2021 na UFSM.
Motivado pela busca de mães universitárias para assegurar seus direitos na UFSM, o GT orienta suas ações em articulação com projetos de ensino, pesquisa e extensão que já destacavam a temática no contexto do ensino superior. Além disso, pretende ampliar a efetivação da legislação já existente e assegurar que os direitos das mães sejam conhecidos e reconhecidos na Universidade.
Compõem o GT Maternidade representantes da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). A iniciativa foi capitaneada pelo Espaço Multiprofissional Casa Verônica, setor vinculado à PRE que visa a promoção da igualdade de gênero na UFSM.
Texto: Wellington Hack, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).