
A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve presente no seminário da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável (Regies). O evento foi realizado nesta segunda-feira (12/05), no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS).
O tema do evento foi “Desafios e Novas Perspectivas para o Pós-Enchentes”. O seminário contou com a participação de especialistas da área socioambiental, gestores públicos, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. Entre os assuntos abordados, estiveram a adaptação, a justiça climática e estratégias para fortalecer a resiliência dos territórios diante das mudanças do clima.
Um dos destaques da iniciativa foi a participação do climatologista Carlos Nobre, referência internacional na pesquisa e divulgação científica sobre o clima. Outros painéis abordaram os aprendizados das enchentes e as políticas de sobrevivência em relação ao colapso climático, inclusive com a presença de Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro.
Participaram do evento Jaciele Sell (pró-reitora adjunta), Giséli Duarte Bastos e Rone Maria Rachele (técnicas em assuntos educacionais da PRE). Segundo Jaciele, o encontro ajudou a aproximar as universidades gaúchas das comunidades e dos movimentos sociais, além de servir para compreender as medidas necessárias para a reconstrução do Rio Grande do Sul, considerando o papel da extensão universitária na transformação social.
“Compartilhar com as demais instituições as dificuldades que temos, enquanto Universidade, de sermos ouvidas na definição de projetos e políticas públicas também foi de extrema importância. Isso reforça a necessidade do trabalho em rede, colaborativo e persistente, sobre o papel que a ciência e o conhecimento de qualidade das universidades gaúchas oferecem para solucionar problemas reais da sociedade”, avaliou a pró-reitora adjunta da PRE, Jaciele.

PRE e enchentes no RS
Em 2024, a PRE mobilizou uma série de voluntários e projetos para responder à calamidade pública no Rio Grande do Sul. Em parceria com as comunidades, foram desenvolvidas atividades para a recuperação dos territórios, por exemplo, por meio da chamada humanitária “Reconstrução RS” e pelo programa UFSM Solidária e Cidadã. As ações de extensão realizadas no período estão descritas na revista “Reconstrução RS: Relatos das ações de extensão e solidariedade da UFSM em resposta ao desastre socioambiental no Rio Grande do Sul”.
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).