Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa de seminário da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável

Evento teve como tema a recuperação do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. Servidoras da PRE estiveram presentes



Foto colorida com grupo de pessoas em frente ao Salão de Atos da UFRGS
PRE representou a UFSM no evento (Foto: Jaciele Sell)

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve presente no seminário da Rede Gaúcha de Instituições para o Ensino Sustentável (Regies). O evento foi realizado nesta segunda-feira (12/05), no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS).

O tema do evento foi “Desafios e Novas Perspectivas para o Pós-Enchentes”. O seminário contou com a participação de especialistas da área socioambiental, gestores públicos, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. Entre os assuntos abordados, estiveram a adaptação, a justiça climática e estratégias para fortalecer a resiliência dos territórios diante das mudanças do clima.

Um dos destaques da iniciativa foi a participação do climatologista Carlos Nobre, referência internacional na pesquisa e divulgação científica sobre o clima. Outros painéis abordaram os aprendizados das enchentes e as políticas de sobrevivência em relação ao colapso climático, inclusive com a presença de Tainá de Paula, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro.

Participaram do evento Jaciele Sell (pró-reitora adjunta), Giséli Duarte Bastos e Rone Maria Rachele (técnicas em assuntos educacionais da PRE). Segundo Jaciele, o encontro ajudou a aproximar as universidades gaúchas das comunidades e dos movimentos sociais, além de servir para compreender as medidas necessárias para a reconstrução do Rio Grande do Sul, considerando o papel da extensão universitária na transformação social.

“Compartilhar com as demais instituições as dificuldades que temos, enquanto Universidade, de sermos ouvidas na definição de projetos e políticas públicas também foi de extrema importância. Isso reforça a necessidade do trabalho em rede, colaborativo e persistente, sobre o papel que a ciência e o conhecimento de qualidade das universidades gaúchas oferecem para solucionar problemas reais da sociedade”, avaliou a pró-reitora adjunta da PRE, Jaciele. 

Foto colorida de painel de seminário da Regies em Porto Alegre
Evento discutiu as medidas necessárias para a reconstrução do Rio Grande do Sul (Foto: Jaciele Sell)

PRE e enchentes no RS

Em 2024, a PRE mobilizou uma série de voluntários e projetos para responder à calamidade pública no Rio Grande do Sul. Em parceria com as comunidades, foram desenvolvidas atividades para a recuperação dos territórios, por exemplo, por meio da chamada humanitária “Reconstrução RS” e pelo programa UFSM Solidária e Cidadã. As ações de extensão realizadas no período estão descritas na revista “Reconstrução RS: Relatos das ações de extensão e solidariedade da UFSM em resposta ao desastre socioambiental no Rio Grande do Sul”.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-12612

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes