Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artesanato produzido no Geoparque Caçapava será exposto na sede da UNESCO

Peça foi confeccionada com saberes tradicionais da comunidade do território



Ressaltando as particularidades e a cultura de seu território, artesãs e artesãos do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO participaram, no último mês, da ação internacional “Weaving Hope” (“Tecendo Esperança”, em tradução livre). A iniciativa foi coordenada pelo Geoparque Mundial da UNESCO de Kutralkura (Chile), em parceria com a Universidade Católica de Temuco.

O resultado do trabalho coletivo passará a integrar a instalação artística coletiva na XI Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO, que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de setembro, no Geoparque Kutralkura, no Chile. Após a finalização do evento, que reúne a cada dois anos os territórios mundiais para o debate sobre novas descobertas e experiências de gestão dos espaços, a obra seguirá para exposição na sede da UNESCO, em Paris (França).

O encontro de artesãos e artesãs locais originou a confecção de uma peça têxtil que ressalta a cultura e os aspectos únicos do território do Geoparque. O artesanato, criado a partir da junção de retalhos com a técnica de feltragem, registra os saberes e as técnicas que tornam Caçapava do Sul um espaço único no mundo. A coordenação das atividades foi realizada pela artesã e empresária Marta Teixeira Silveira, da Novelaria Santa Marta, que também foi responsável pela finalização da peça.

Mais do que uma criação que valoriza os saberes locais, a produção do artesanato enfatiza o objetivo de um Geoparque: a promoção e preservação de sua cultura. Gerando renda e trabalho, os espaços certificados pela UNESCO são locais onde há a presença de elementos singulares – cultural e geograficamente – que os tornam únicos no mundo. Neste ano, o Geoparque Caçapava completa dois anos de seu reconhecimento internacional.

Texto: Wellington Hack, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE

Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE

Fotos: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE

Agenda 2030 na UFSM

A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-12758

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes