Ressaltando as particularidades e a cultura de seu território, artesãs e artesãos do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO participaram, no último mês, da ação internacional “Weaving Hope” (“Tecendo Esperança”, em tradução livre). A iniciativa foi coordenada pelo Geoparque Mundial da UNESCO de Kutralkura (Chile), em parceria com a Universidade Católica de Temuco.
O resultado do trabalho coletivo passará a integrar a instalação artística coletiva na XI Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO, que ocorrerá entre os dias 8 e 12 de setembro, no Geoparque Kutralkura, no Chile. Após a finalização do evento, que reúne a cada dois anos os territórios mundiais para o debate sobre novas descobertas e experiências de gestão dos espaços, a obra seguirá para exposição na sede da UNESCO, em Paris (França).
O encontro de artesãos e artesãs locais originou a confecção de uma peça têxtil que ressalta a cultura e os aspectos únicos do território do Geoparque. O artesanato, criado a partir da junção de retalhos com a técnica de feltragem, registra os saberes e as técnicas que tornam Caçapava do Sul um espaço único no mundo. A coordenação das atividades foi realizada pela artesã e empresária Marta Teixeira Silveira, da Novelaria Santa Marta, que também foi responsável pela finalização da peça.
Mais do que uma criação que valoriza os saberes locais, a produção do artesanato enfatiza o objetivo de um Geoparque: a promoção e preservação de sua cultura. Gerando renda e trabalho, os espaços certificados pela UNESCO são locais onde há a presença de elementos singulares – cultural e geograficamente – que os tornam únicos no mundo. Neste ano, o Geoparque Caçapava completa dois anos de seu reconhecimento internacional.
Texto: Wellington Hack, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE
Fotos: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE
Agenda 2030 na UFSM
A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


