
A 1° Corrida da Causa Animal reuniu 648 participantes neste domingo, 15 de junho, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa foi idealizada pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e diferentes entidades locais.
O objetivo do evento foi estimular a prática de atividades físicas e contribuir com a manutenção das atividades do Projeto Zelo, iniciativa de extensão que acolhe e cuida de animais do Campus Sede da UFSM, entre eles, o Silveira Podrão.
O evento ofereceu duas modalidades: uma corrida de 5 km e uma caminhada de 2 km — esta última com a possibilidade de participação de pets junto aos seus tutores. Ao final do evento, o valor arrecadado com inscrições e patrocínios permitiu a destinação de R$ 9 mil para o Projeto Zelo.
Professor da UFSM e coordenador do NIEEMS, Luiz Fernando Cuozzo Lemos destaca que a corrida serviu para conectar diferentes pautas e estimular a integração da Universidade com a comunidade. “Trabalhamos a conscientização da causa animal junto ao esporte e isso fez com que os participantes saíssem melhor do que chegaram”, destacou o docente.
A expectativa é que novas edições sejam realizadas em breve.
Sobre o Projeto Zelo: a iniciativa atua com o propósito de conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre os cuidados necessários com os animais.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Agenda 2030 na UFSM
A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.


