Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM marca presença no 43º seminário de extensão universitária da região Sul (SEURS)

Evento reuniu universidades públicas do Sul do país em Lages/SC para debater o papel da extensão universitária na transformação social e ambiental dos territórios.



 

Entre os dias 22 e 25 de julho, ocorreu, em Lages/SC, uma das principais agendas da extensão universitária no Sul do país: o 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). Promovido desde 1983, o evento reuniu representantes de 25 instituições públicas e propôs reflexões sobre justiça socioambiental a partir do tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve presente com uma delegação composta por 25 estudantes, seis professores e três técnicos-administrativos em educação. A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) organizou a seleção dos estudantes e servidores participantes, viabilizando bolsas de auxílio financeiro, transporte para os estudantes e diárias para os servidores.

As atividades do seminário ocorreram nas instalações da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que cedeu o espaço por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (PROEX), em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Inspirada pelo relatório The Lancet Commission on Obesity (2019), a edição de 2025 abordou os desafios das três grandes crises planetárias – desnutrição, obesidade e mudanças climáticas – e propôs a extensão universitária como ferramenta essencial para promover justiça e transformação nos territórios.

A magnitude do evento 

Reunindo 25 instituições de ensino público da região Sul do país, o seminário foi considerado uma experiência única e enriquecedora pelos participantes. Para participar desse evento anual, a Pró-Reitoria de Extensão de cada instituição deve inscrever os estudantes e professores responsáveis por apresentar projetos desenvolvidos na universidade.
Além das apresentações, o público teve a oportunidade de participar de algumas das 25 oficinas oferecidas durante o evento. As modalidades dos trabalhos apresentados incluíam tertúlias (salas organizadas por temáticas, nas quais os estudantes apresentam seus trabalhos oralmente. Ao final, os participantes fazem perguntas), pôsteres e oficinas, além da conferência de abertura, mesas-redondas e atividades culturais. 

Como as universidades são responsáveis por definir os participantes, na UFSM, essa seleção ocorre de forma organizada: as quatorze tertúlias são escolhidas entre os melhores trabalhos apresentados na Jornada Acadêmica Integrada (JAI), sendo uma por centro de ensino dos campi. Já os cinco trabalhos em formato de pôster são selecionados pelas coordenadorias internas da PRE, com base nos editais Casa Verônica, ODH e Território Imembuy. Além disso, uma oficina é escolhida por meio de edital específico.

Considerações sobre o seminário

A técnica em Assuntos Educacionais e representante da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, Rone Maria Rachele, relatou que a participação no SEURS foi um momento significativo de trocas extensionistas. O estande da UFSM no evento recebeu diversas visitas e gerou inúmeras interações, evidenciando o interesse pelas ações desenvolvidas pela universidade.

Ela ressalta que a delegação da UFSM participou de todas as atividades propostas, demonstrando envolvimento e representatividade expressiva ao longo do evento. Este foi o quarto SEURS do qual Rone participou. “Além de conhecer diversas ações de extensão, tive a oportunidade de dialogar sobre a curricularização da extensão e compartilhar experiências relacionadas a outras atividades desenvolvidas pelas pró-reitorias das universidades presentes”, afirmou a servidora.

A galera da UFSM no SEURS.
Estande da UFSM lotado.

Entre os destaques da programação, o projeto “Ações de capacitação e qualificação profissional para o processamento de alimentos e seus impactos sociais”, coordenado pela professora Magda Aita Monego, do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Farmácia, levou ao evento oficinas práticas e materiais didáticos produzidos por estudantes da UFSM. Foram apresentadas receitas de panetones, cinnamon roll, doces de ovos, focaccia e risotos, demonstrando como a extensão pode impulsionar o empreendedorismo e a inclusão social.

“Estar presente no estande da Pró-Reitoria de Extensão foi uma experiência enriquecedora. Mostramos como a integração entre ensino, pesquisa e extensão contribui para a formação técnica e para o desenvolvimento social. Esses espaços são fundamentais para ampliar conexões, inspirar novas ideias e reforçar o papel da extensão como ponte entre universidade e comunidade”, avalia Magda.

Exposição do projeto da professora Marta.

A estudante de Jornalismo Gabriela Leandro também relatou uma vivência positiva no seminário: “Participar do SEURS foi uma experiência incrível. As trocas de experiências e as discussões sobre a importância da extensão universitária e, no caso do meu trabalho, sobre rádio no combate à desinformação, foram extremamente enriquecedoras. O evento contribuiu de forma significativa para o meu crescimento pessoal e profissional”.

Gabriela Leandro durante a apresentação de seu trabalho na modalidade “tertúlia”

Outro projeto que chamou atenção na programação foi o pôster “Olha o Passarinho!”: despertando o interesse pela conservação das aves, apresentado por Gabrielle Lorenci Machado. “Participar do SEURS 2025 na UDESC Lages foi uma experiência enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal. Sou grata pela oportunidade e espero estar presente nas próximas edições”, conclui a estudante. 

Esses foram apenas alguns trabalhos de extensão levados pela UFSM ao SEURS. Ao todo, foram 20 trabalhos apresentados por estudantes e servidores da universidade, abordando temas como agricultura urbana, educação popular, segurança alimentar e acessibilidade digital, entre outros. Você pode conferir todos eles por meio do link acima e entender mais sobre as atividades desenvolvidas pela UFSM.  

Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo e Rafael Reis, bolsistas da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Agenda 2030 na UFSM

A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-13227

Publicações Recentes