
No último dia 20 de julho, o Geoparque de Caçapava do Sul promoveu uma programação especial em celebração ao evento nacional “Um Dia no Parque”, que neste ano teve como tema “Protegendo o que nos conecta”. A ação homenageou o Dia do Amigo e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), marco para preservação ambiental no Brasil.
Com atividades voltadas à valorização do território e à conexão entre pessoas e natureza, o evento contou com atrações como a Geofeira — que apresentou geoprodutos e itens do projeto “Do Pampa ao Prato” —, além de ações de educação ambiental, sorteios de brindes, painéis interativos para fotos e caminhadas guiadas e autoguiadas. Em referência ao Dia do Amigo, o encerramento foi marcado por um abraço simbólico ao redor da Pedra do Segredo (formação rochosa com mais de 120 metros de altura e um dos principais pontos turísticos da região).

Para Bibiana Schiavini, turismóloga da Subdivisão de Geoparques da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento promoveu uma conexão significativa entre comunidade local, visitantes e instituições de ensino com a natureza. “Iniciativas como essa reforçam a importância das unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal Pedra do Segredo, um geossítio reconhecido mundialmente pela UNESCO”, destacou.
O evento teve apoio de diversas instituições de ensino superior, como UFRGS, UFPEL, UFSM e UNIPAMPA, além de escolas de ensino fundamental, cuja participação foi considerada essencial para o sucesso das ações. O Geoparque também deu suporte às atividades do Núcleo de Estudos em Áreas Protegidas (NEAP-UFSM), fortalecendo o compromisso com a conservação ambiental.
Texto: Rafael Reis, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).