Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM reforça políticas de inclusão com editais de ingresso e cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Processos seletivos reafirmam o compromisso da universidade com o acesso democrático, a diversidade e a permanência de pessoas trans no ensino superior



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou dois editais voltados à ampliação da inclusão e da diversidade em seus cursos de graduação e pós-graduação. As ações fazem parte das políticas institucionais de acesso e permanência da universidade, buscando garantir o direito à educação superior de pessoas travestis, transexuais, transgêneras e não-binárias.

Graduação

Na graduação, o Edital nº 077/2025, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), oferece 103 vagas adicionais em 69 cursos presenciais, distribuídos entre os campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O processo é exclusivo para pessoas trans e representa uma importante iniciativa de inclusão e reconhecimento da diversidade no ensino superior.

As inscrições são gratuitas e estão abertas desde o dia 3 de setembro até 23 de dezembro de 2025, na página eletrônica do Processo Seletivo de ingresso de Pessoas Transgêneros UFSM 2026, com ingresso previsto para o ano letivo de 2026. Podem participar pessoas travestis, mulheres trans, homens trans e pessoas não-binárias que tenham concluído o Ensino Médio e realizado o ENEM em pelo menos um dos anos entre 2021 e 2025

As vagas ofertadas são adicionais, ou seja, não interferem nas demais formas de ingresso da UFSM. A iniciativa segue a Resolução UFSM nº 125/2023, que institui o processo seletivo exclusivo para pessoas trans.

Nos últimos anos, a universidade tem ampliado gradualmente o número de vagas ofertadas. Em 2023, foram disponibilizadas 71 vagas em 54 cursos, resultando em cinco matrículas efetivadas. No processo de 2024, foram 120 vagas em 77 cursos, com oito estudantes matriculados. O novo edital, com 103 vagas, reforça o compromisso da UFSM com o acesso equitativo e a valorização da diversidade de identidades de gênero.

 

Como se inscrever?

A inscrição é gratuita. Para participar, basta seguir os passos abaixo:

 

  1. Acessar o painel do candidato em https://nisa.ufsm.br/painel/login

  2. Fazer o login pelo Portal Gov.br para iniciar a inscrição;

  3. Preencher o formulário com seus dados pessoais;

  4. Anexar, em PDF:

    1. Documento de identidade (RG, CIN ou CNH);

    2. Autodeclaração de identidade de gênero (modelo disponível no edital);

  5. Finalizar a inscrição (não há taxa de participação).

O edital completo pode ser consultado em:

https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/077-2025

Pós-graduação

Na pós-graduação, o Edital nº 030/2025, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), regulamenta o ingresso nos programas de mestrado e doutorado da UFSM. A oferta dessas vagas tem como base a Resolução UFSM nº 68/2021, que prevê a inclusão de “grupos sociais historicamente discriminados” nas políticas de ações afirmativas. No entanto, a população trans ainda aparece apenas dentro da categoria ampla de “outros grupos sociais historicamente discriminados”, o que faz com que sua presença dependa da iniciativa isolada de determinados colegiados.

No edital de ingresso 2025 (para o ano de 2026), dos 102 Programas de Pós-graduação da UFSM, apenas 10 ofereceram vagas específicas para pessoas trans, travestis e transexuais. Esses números evidenciam que o percentual de oferta ainda é baixo e apontam para a necessidade de fortalecer e explicitar a inclusão trans nas ações afirmativas da universidade, a fim de combater a invisibilidade institucional e ampliar o alcance dessas políticas.

Programas com cotas para pessoas trans:

  • Doutorado: Comunicação, Extensão Rural, Filosofia, História e Psicologia;
  • Mestrado: Comunicação, Extensão Rural, Filosofia, História, Psicologia e Saúde Coletiva.

Texto: Gabriele A. Mendes, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-14089

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes