Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Viva o Campus do Orgulho reúne mais de 14 mil pessoas na UFSM

Evento integrou as ações da universidade em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+



Foto colorida de diversas pessoas no Campus da UFSM durante o Viva o Campus do Orgulho
Edição especial reforça compromisso da UFSM com a diversidade; público do Viva o Campus do Orgulho – Foto: Douglas Oliveira/PRE

O Viva o Campus do Orgulho reuniu 14.100 pessoas neste domingo, 7 de julho, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, inicialmente marcado para o dia 29/06 e adiado devido às condições climáticas, foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte (CCA), em parceria com a Casa Verônica.

A edição especial do Viva o Campus foi idealizada como parte das ações da UFSM em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em junho. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo atividades culturais, artísticas e educativas. Um dos destaques foi a Feira LGBTQIAPN+ da Casa Verônica, que contou com a participação de 19 expositores. 

A celebração da diversidade incluiu diversas apresentações, como o musical de Luíse de Bem da Silva – voz e violão; apresentação artística do Country Cunt; Batalha da Ousadia com “rimadasminas”; apresentação de dança com Two Steps – Pp Urban (Coletivo de Danças Urbanas); Drag cu-in performance e DJ Set.

A Técnica em Assuntos Educacionais Rone Maria Rachele, que acompanhou o Viva o Campus do Orgulho, relata que as pessoas que se apresentaram durante a mostra artística emocionaram o público e manifestaram gratidão pela abertura de espaço à arte e à expressão da comunidade LGBTQIAPN+. A valorização da diversidade e das manifestações culturais esteve presente em todas as apresentações, com destaque para a vibrante mostra de cultura ballroom, que celebrou a liberdade, o pertencimento e o orgulho de ser quem se é.

Além disso, o Viva o Campus do Orgulho também reuniu os tradicionais parceiros da iniciativa, como a Polifeira do Agricultor, o Jardim Botânico, o Planetário da UFSM e o LabCuni. A realização do evento também reforça o compromisso institucional com a promoção da diversidade, do respeito e dos direitos humanos.

Foto colorida de apresentação artísticas durante o Viva o Campus do Orgulho. Na image, uma pessoa aparece em primeiro plano fazendo um movimento de dança com os braços abertos.
Evento contou com diversas apresentações artísticas – Foto: Douglas Oliveira/PRE
Foto colorida do Viva o Campus do Orgulho na UFSM. Na imagem, uma artista aparece sentada no chão executando sua perfomance, ao fundo, pessoas e o Planetário da UFSM
Foto: Douglas Oliveira/PRE
Foto colorida de pessoas assistindo apresentações do Viva o Campus do Orgulho na UFSM
Foto: Douglas Oliveira/PRE

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).

Agenda 2030 na UFSM

A ação de extensão apresentada neste texto se alinha aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-13026

Publicações Recentes