Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital da UFSM garante apoio financeiro para participação em eventos

Contemplados enxergam na iniciativa uma maneira de viabilizar a realização dos projetos extensionistas



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, semestralmente, o Edital nº 086/2024, que oferece auxílio financeiro a estudantes e servidores para participação institucional em eventos. Desde 2024, a iniciativa contempla atividades como competições esportivas e tecnológicas, assim como feiras e produções culturais — com abrangência em nível regional, nacional e internacional. 

No primeiro semestre letivo de 2025, o período de inscrições ocorreu entre novembro de 2024 e março deste ano, mediante envio de formulário pelos interessados. Quase 30 propostas foram aprovadas. O apoio oferecido inclui o pagamento de bolsas individuais para membros das equipes selecionadas, além da disponibilização de veículos institucionais para deslocamento.

“Achei excepcional essa iniciativa da PRE. Levar o nome da universidade para esses eventos é muito importante”, afirma Ana Paula Koeche, servidora do Campus de Frederico Westphalen. Ela é atleta amadora, e graças ao apoio da UFSM, participou das duas últimas edições da Copa Sul de Orientação, e também do Campeonato Brasileiro de Orientação e do Campeonato Sul-americano de Orientação (esporte ao ar livre em que os participantes percorrem pontos de controle no menor tempo possível, utilizando mapa e bússola para se orientar na natureza). Segundo Koeche, em ocasiões passadas ela precisou arcar com os custos por conta própria, o que dificultava a presença em competições internacionais. 

Ana Paula Koeche durante a disputa da Copa Sul de Orientação.

Thompson Lanzanova, orientador do projeto Bombaja, voltado para produção de veículos off-road, também ressalta o impacto da iniciativa. Segundo ele, o grupo, com mais de 20 anos de atuação, enfrentou dificuldades para participar de competições estaduais em anos anteriores por falta de recursos. “Agora existe previsibilidade. É uma profissionalização da disponibilidade de recursos. Foi o edital que possibilitou a realização do nosso projeto este ano”, destaca.

O professor Jesse da Cruz, do curso de Dança da UFSM, enfatiza a importância do edital para dar visibilidade aos projetos e seus integrantes. Coordenador do Mojubá: Danças Populares Brasileiras, ele aponta que o apoio financeiro permite que todos os integrantes viajem juntos e participem dos eventos. “Experiências como essas contribuem para a permanência do estudante na universidade”, afirma.

Já o professor Roberto Hausen, do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto Fórmula UFSM, reconhece a relevância do apoio: “Antes tínhamos que correr atrás de recursos, mas agora sabemos que essa alternativa existe”. No entanto, ele aponta entraves na prestação de contas. “A competição nacional da Fórmula SAE costuma ocorrer no fim de julho, o que nos deixa no limite para apresentar os documentos exigidos”, relata Hausen. A vigência do auxílio se estendeu até 31 de julho, mesma data limite para a prestação de contas. 

Texto: Maria Gotuzzo e Rafael Reis, bolsistas da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-13241

Publicações Recentes