Com o propósito de incentivar novas práticas pedagógicas e valorizar a educação musical, o 41º Festival Internacional de Inverno da UFSM promove, nesta quinta-feira, 23 de julho, o Curso de Formação Continuada em Música para Professores de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A atividade, que é totalmente gratuita, ocorre no Museu do Conhecimento da UFSM (Prédio 62C), totalizando 6 horas de imersão teórica e prática.
Ministrada por doutoras e doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Linha de Pesquisa: Educação e Artes), a formação busca instrumentar os educadores com ferramentas pedagógicas, vivências e reflexões aplicáveis ao cotidiano da sala de aula. A proposta está dividida em duas oficinas independentes e complementares ao longo do dia.
Programação Prática e Interdisciplinar
No turno da manhã, das 9h às 11h30, as ministrantes Beatrís Schmidt Faraco Mengarda e Thaynara Lima Lessing conduzem a oficina “Música na sala de aula: vivências, jogos e movimento”. A atividade abordará dinâmicas de criação, jogos de mãos e copos, canções com movimento e atividades rítmicas. O objetivo é apresentar materiais de apoio facilmente adaptáveis a diferentes idades e realidades escolares, estimulando a expressão, o prazer musical e a interação entre os estudantes.
À tarde, das 14h às 16h30, a oficina “Uma história leva à outra… Diálogos entre Músicas e Literatura”, ministrada por Ana Carla Simonetti Rossato e Daffny Cristina Molina Lemes, explora o ato de contar histórias como ponte para a experiência estética. A partir de narrativas cantadas, sonorizadas e musicais, a formação propõe um diálogo sensível entre a literatura e a música, fortalecendo a escuta, a imaginação e a criação nos Anos Iniciais.
Além da capacitação pedagógica, o curso também tem o propósito de mapear o cenário regional: durante o processo de inscrição, o festival coleta dados com os participantes para subsidiar pesquisas futuras e (re)conhecer as reais necessidades e demandas para a oferta de formações continuadas em artes.
Curso de Formação Continuada em Música para Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais
- Data: 23 de julho de 2026
- Local: Museu do Conhecimento da UFSM (Prédio 62C) – Campus Sede, Santa Maria
- Público prioritário: Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Realização: 41º Festival Internacional de Inverno da UFSM
- Site oficial: Página oficial
- Instagram do Festival: @festivaldeinvernoufsm
Mais informações:
- Estevan Maria Dal’Osto
- Assessoria de Comunicação do Festival
- (55) 99608-1481
- E-mail: estevan.osto@acad.ufsm.br