Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Mestrado em Patrimônio Cultural oferta vagas para a Quarta Colônia

Na última sexta-feira, 27, foi divulgado edital para ingresso no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPPC) na Universidade Federal de Santa Maria. No total, 43 vagas são ofertadas. Porém, destas, 17 são “extras”, ou seja, específicas para professores ou profissionais que atuam ou desenvolvam projetos nos municípios da Quarta Colônia e tenham interesse em pesquisar educação patrimonial. Essas vagas extras resultaram da parceria com o Projeto Geoparques Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Segundo a coordenadora do Projeto Geoparques Quarta Colônia, a técnica em assuntos educacionais Jaciele Sell, para um geoparque existir ou ser reconhecido, precisa ter algumas estratégias, alguns programas educativos para que as pessoas reconheçam que determinado local precisa ser conservado. “Então, passa por um processo de educação, seja formal, seja não formal, em escolas ou outros espaços. E ,aí, retoma-se toda uma iniciativa e estratégia de discutir educação patrimonial na Quarta Colônia”, explica. Assim, começaram as tratativas para se ter algum curso que fosse voltado à educação patrimonial para os profissionais das escolas da região, algo inédito em todo o país.

Ao serem realizadas discussões, com professores, sobre qual tipo de capacitação seria ideal, a grande maioria elegeu um mestrado em educação patrimonial. “Pensamos, também, em oferecer uma capacitação que agregue no plano de carreira e aumente o salário deles”, salienta Jaciele. A partir disso, os professores do PPGPPC abraçaram a causa e ofertaram vagas extras. “O PPGPPC acolheu uma demanda captada pelo projeto Geoparque Quarta Colônia. É a nossa UFSM atendendo às demandas da comunidade no âmbito da pós-graduação, também articulada com a extensão universitária”, comemora o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

As inscrições para concorrer a alguma das vagas do programa deverão ser feitas até o dia 18 de outubro. Podem se candidatar diplomados em Arquitetura, Arqueologia, Arquivologia, Engenharia Civil, História, Comunicação Social, Museologia, Paleontologia, Biblioteconomia, Biologia, Ciência da Computação, Educação, Geografia, Geologia e Turismo, Designer e demais graduações vinculadas à área. No entanto, é preciso comprovar que possui ligação com a Quarta Colônia através de um vínculo de trabalho em escola nos municípios que integram o CONDESUS Quarta Colônia (Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins), junto com o currículo documentado. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Capacitação para participar da seleção

Visando a preencher essas 17 vagas, a PRE irá ofertar uma capacitação, no dia 7 de outubro, à noite, das 19h às 22h, no Polo UAB de Faxinal do Soturno, para os professores e profissionais interessados em submeter um projeto para o processo seletivo. A ideia é explicar como criar um projeto e um currículo Lattes, essenciais para concorrer às vagas. A oficina será ministrada pelos professores Flavi Ferreira Lisbôa Filho e Maria Medianeira Padoin.

Texto: Andréa Ortis

Revisão Textual: Erica Medeiros