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Aviso de Conectividade Saber Mais

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Dúvidas Frequentes

Reunimos, aqui, as principais dúvidas sobre a ação Conecta.UFSM. Além de informações sobre o funcionamento da plataforma, também é possível consultar sobre as demandas, sobre as respostas da Universidade e sobre o fluxo de trabalho.

 

Lembramos que você pode contatar a Pró-Reitoria de Extensão pelo e-mail comunicacao.pre@ufsm.br.

O que é a Conecta.UFSM

A Conecta.UFSM é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), para o relacionamento entre academia e sociedade. Por meio da plataforma, é possível que os cidadãos das cidades abrangidas pela instituição possam apresentar à UFSM suas demandas pontuais para que servidores da instituição possam articular ações para a resolução dessas questões. Aliada ao Fórum Regional Permanente de Extensão, a plataforma também permite que a Universidade conheça os problemas e as demandas sociais, e explore as suas potencialidades de resolução.

Como posso apresentar demandas à UFSM por meio da Conecta.UFSM

Neste primeiro momento, devido à pandemia de COVID-19, o acesso ao Conecta.UFSM acontece exclusivamente através do site da Pró-Reitoria de Extensão. No site da plataforma, o demandante pode apresentar suas questões pelo formulário eletrônico ou encaminhar pelo e-mail da ação. O fluxo de trabalho você poderá acessar aqui.

Todas as demandas serão atendidas pela UFSM?

Não. A UFSM tentará atender ao máximo de solicitais enviados pelos membros da sociedade, respeitando a capacidade de atuação e de articulação interna. Entretanto, não poderão ser atendidas aquelas ações que não tiverem coordenadores ou que não se enquadrarem nas proposições da Plataforma. Independentemente de ser possível atender ou não à solicitação, a PRE entrará em contato para informar a situação do pedido.

Quais são os próximos passos após o retorno da UFSM?

Se não for possível, no momento, atender à solicitação demandada, a PRE entrará em contato para informar e registrará o pedido em um banco para posteriores análises – semelhante a uma lista de espera.

Se a resposta for positiva, a PRE fará a ligação entre demandante e servidor por meio de um primeiro contato para explicar o pedido. Além disso, a PRE também fará o acompanhamento da ação até a sua conclusão e posterior divulgação.

Se receber uma resposta negativa, posso apresentar uma nova demanda à UFSM?

Se receber uma resposta negativa referente a uma demanda, você pode apresentar outras à UFSM. Não há nenhum impeditivo para a apresentação de questões à instituição, embora não asseguremos que todas serão atendidas.

Não sei se minha demanda se enquadra como Extensão. Posso encaminhá-la mesmo assim?

Sim! Em linhas gerais, a Extensão universitária é o elo entre a Universidade e a Sociedade. Dessa forma, ações práticas da instituição nas comunidades podem ser enquadradas como atividades extensionistas.

Mas, não se preocupe, mesmo que você não tenha certeza se sua demanda se enquadra como extensão, poderá enviar a sua solicitação através da plataforma.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar através do e-mail comunicacao.pre@ufsm.br