O que é a plataforma Conecta.UFSM?
A Plataforma Conecta.UFSM é um instrumento criado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. A ação visa a fortalecer o papel social da instituição, atuando em demandas pontuais apresentadas por coletivos e pessoas individuais, integrando a comunidade acadêmica e externa em prol do desenvolvimento regional sustentável.
A iniciativa atende ao desafio 3 (inclusão social) e 6 (desenvolvimento local, regional e nacional) do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM. Além disso, a proposta também se vincula aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes), e ODS 17 (parcerias e meios de implementação da Agenda 2030).
Aliada ao Fórum Regional Permanente de Extensão, realizado semestralmente pela PRE nos campi da UFSM, a Plataforma também serve de mecanismo de identificação de demandas nos territórios de atuação da instituição.
Quem são os responsáveis pela ação?
A manutenção e o desenvolvimento da Plataforma Conecta.UFSM é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Especificamente, o encargo pelo desenvolvimento da ação é da Subdivisão de Divulgação e Eventos (SDE) e do Gabinete do Pró-Reitor. Ademais, o projeto conta com o apoio e o suporte da equipe de Comunicação da UFSM e dos centros da Universidade.
O desenvolvimento das ações de extensão, após serem aceitas pelos coordenadores, é de responsabilidade dos representantes institucionais desses projetos, com apoio da PRE.
Como é o fluxo de trabalho da Conecta.UFSM?
O trabalho da plataforma é dividido em duas etapas, uma externa que envolve o demandante e a UFSM; e outra interna de articulação entre agentes da Instituição.
Após a apresentação da demanda por parte da sociedade, os dados serão analisados e encaminhados aos setores responsáveis por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. A seleção dos coordenadores e dos setores aos quais serão encaminhados os pedidos é realizada pelo Gabinete do Pró-Reitor e pela Subdivisão de Divulgação e Eventos. Recebida a resposta do coordenador, a UFSM entrará em contato com o demandante para apresentar o resultado da avaliação.
Quais são os territórios considerados prioritários?
Na lista a seguir, você pode saber quais são os territórios considerados prioritários. A divisão temática foi realizada de acordo com a presença física da UFSM e com os projetos estratégicos da Instituição.
Santa Maria
São Sepé
Itaara
São Martinho da Serra
São Pedro do Sul
Dilermando de Aguiar
Formigueiro
Cachoeira do Sul
Rio Pardo
Novos Cabrais
Rio Pardo
Santa Cruz do Sul
Pantâno Grande
Agudo
Dona Francisca
Faxinal do Soturno
Ivorá
Nova Palma
Pinhal Grande
Restinga Seca
São João do Polêsine
Silveira Martins
Caçapava do Sul
Frederico Westphalen
Seberi
Taquaruçu do Sul
Ametista do Sul
Caiçara
Irati
Vicente Dutra
Palmeira das Missões
Chapada
Novo Barreiro
São José das Missões
São Pedro das Missões
Boa Vista das Missões
Jaboticaba
Lajeado do Bugre
Cerro Grande
Sagrada Família
Novo Xingu
Constantina
Liberato Salzano
Engenho Velho
Três Palmeiras
Ronda Alta
Rondinha
Sarandi