Na tarde do dia 03/11, ocorreu a abertura oficial do Salão de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), evento que integrou a programação da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) 2025 e destacou os melhores trabalhos extensionistas da instituição. A cerimônia começou com um espetáculo musical e reuniu docentes, técnicos, estudantes e autoridades acadêmicas no auditório Imembuy, localizado no segundo andar do prédio principal da Reitoria.

“A pró-reitoria não faz extensão: quem faz extensão são os extensionistas”
A abertura das falas institucionais ficou a cargo do Pró-Reitor de Extensão, professor Flavi Lisboa, que iniciou convidando ao palco colegas da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), entre eles Leandro Gabbi, Victor de Carli Lopes e Vera Lúcia Portinho, em reconhecimento ao trabalho conjunto ao longo dos últimos anos.
Vera Lúcia Portinho, Victor de Carli Lopes, , Leandro Gabbi e Flavi Ferreira Lisboa.Em tom emocionado, Flavi relembra sua trajetória desde 2018, quando foi convidado pelo então vice-reitor e atual reitor, Luciano Schuch, para assumir a pró-reitoria. Ele destaca a essência do trabalho extensionista: “A Pró-Reitoria de Extensão não faz extensão; quem faz extensão são os extensionistas”. Segundo Flavi, em 2018, havia apenas oito pessoas atuando com ele na PRE e hoje são quase cinquenta servidores. O professor também reforça que essa transformação foi possível, pois “a extensão se faz de maneira dialógica”. Durante sua fala, agradeceu a todos e enalteceu o trabalho daqueles que atuaram com ele desde o início da gestão e celebrou a ampliação da estrutura da PRE.

Esse crescimento institucional, segundo ele, reflete o investimento da UFSM para que a extensão exista “em sua concretude”, fortalecendo o compromisso social da Universidade: “Quem faz extensão não está fazendo caridade. Caridade fazemos de outras formas. Na extensão, buscamos transformação social, pois, quando vamos às comunidades, não é para ensinar ninguém; vamos para partilhar”. A fala também exaltou o reconhecimento dos trabalhos extensionistas premiados na JAI 2025, chamados ao palco como forma de valorização das práticas realizadas nos territórios.
Além disso, o evento contou com a apresentação artística de música clássica por estudantes do curso de Música, a apresentação da nova marca da Editora PRE, produzida pelos alunos de Publicidade e Propaganda, e o lançamento de 15 obras da Editora.
O reitor Luciano Schuch deu sequência à cerimônia, reafirmando a importância da extensão na UFSM. Em uma fala leve e descontraída, destacou que o momento não representava um encerramento, mas sim uma continuidade: “Não é uma despedida, é uma transição”. Ele também celebrou a oportunidade de participar da premiação e declarou seu vínculo pessoal com a área: “Eu sou apaixonado pela extensão. É através da extensão que a gente pode transformar a vida das pessoas”.

Nova marca da Editora PRE é apresentada

Após as falas das autoridades, os estudantes do 6° semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Tariell Ramos Matos, Brenda Charão Munique, Lucas Haigert e Andrea Nicole, apresentaram a nova identidade visual da Editora PRE, desenvolvida na disciplina de Agência Experimental.

A equipe explicou o conceito, o símbolo, a paleta de cores e a linha de comunicação da marca, criada para reforçar a extensão como ponte entre universidade e sociedade. A proposta tem como foco o orgulho em ser extensionista, evidenciando o protagonismo do autor-extensionista, a democratização do acesso ao conhecimento e a importância de tornar visível o que a UFSM produz em diálogo com a comunidade.
Lançamento de 15 obras da Editora PRE
Foram lançadas 15 obras de 2024 no salão. Segundo a equipe da Editora, as obras haviam sido finalizadas em meados de 2024; no entanto, por conta dos eventos climáticos, elas não haviam sido oficialmente lançadas antes.
São elas:
-
- 1 – Educação postural e ergonomia para a saúde do estudante e do professor
-
- 2 – Guia educacional sobre riscos relacionados às ocupações no entorno das ferrovias
-
- 3 – Arte/Educação Ambiental: tintas naturais na UFSM
-
- 4 – Xô #fakenews: verdades e mentiras do cotidiano contadas no laboratório
-
- 5 – Coleção de receitas: sabores da Quarta Colônia
-
- 6 – Cartilha de biossegurança em Medicina Veterinária
-
- 7 – Transtorno do Processamento Auditivo Central: o que é, como diagnosticar e tratar
-
- 8 – Comunicação inclusiva: estratégias para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva
-
- 9 – Pequenos grandes empreendedores do Geoparque Caçapava
-
- 10 – As árvores da minha vida
-
- 11 – O mundo encantado do xixi e do cocô: um guia prático sobre o Sistema Urinário e Gastrointestinal para crianças de 5 a 11 anos
-
- 12 – Plantas suculentas: cultivo e curiosidades
-
- 13 – Aspectos didático-pedagógicos para o ensino tático-técnico do padel
-
- 14 – Disfagia: orientações para equipe multiprofissional
-
- 15 – Ruído na comunicação: vamos prestar atenção!

Entrega dos certificados
Em seguida, foram entregues os certificados aos melhores trabalhos da JAI 2024, contemplando projetos de diferentes unidades da UFSM.
Seguem eles:
-
- Campus Palmeira das Missões – “Assistência perioperatória de enfermagem ao adulto na perspectiva da Rede de Atenção à Saúde”.
-
- Campus Frederico Westphalen – “Aproximando a UFSM/FW das escolas públicas de ensino médio por meio da experimentação química”.
-
- O Centro de Artes e Letras – “Musicuriosos: um podcast interativo de informações e conhecimentos musicais – Fase 2”,
-
- Centro de Ciências Naturais e Exatas – “Ensino de Ciências para crianças através de experimentos sobre transformações da natureza”.
-
- Centro de Ciências Rurais – “Planejamento forrageiro: espécies de leguminosas hibernais utilizadas na Região Sul”.
-
- Centro de Ciências da Saúde – “Trabalho e vida digna: ações com as mulheres recicladoras e catadoras de lixo (descarte) no Município de Santa Maria/RS/Brasil”.
-
- Centro de Ciências Sociais e Humanas – “Ação de extensão ‘verdade ou mentira?’: o rádio no combate à desinformação”.
-
- Centro de Educação – “Coletivo Fluir: acionando territórios na produção de circunstâncias de aprendizagens”.
-
- Centro de Educação Física e Desportos – “Programa Brinca+UFSM: lazer e cultura popular em movimento na Universidade”.
-
- No Centro de Tecnologia, o certificado foi entregue ao trabalho “Progredir Santa Maria: capacitação e inclusão para transformar vidas”.
-
- Colégio Politécnico – “Deficiência visual: recursos para acessibilidade digital”.
-
- Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) – “Robótica nas Escolas: curso de robótica para alunos da Escola Municipal Dezidério Fuzer de Restinga Sêca (RS)”.
Encerrando a lista, a Reitoria foi contemplada com o trabalho “como podemos criar ambientes/espaços/contextos para as crianças? Trocas de experiências entre docentes da educação infantil”.
Na sequência da solenidade, foram entregues os certificados de Menção Honrosa Destaque Extensionista 2025 às servidoras e aos servidores indicados pelas unidades da UFSM ao edital desta edição. As homenagens contemplaram profissionais de diferentes campi e centros de ensino: do Campus Cachoeira do Sul, receberam a distinção a docente Deise Maria Cirolini Milbradt e a TAE Rosana Brettas da Silva; do Campus Palmeira das Missões, foram reconhecidos a docente Terimar Facin Ruoso e o TAE Danilo Freitas da Silva, e, do Campus Frederico Westphalen, a docente Jaqueline Ineu Golombieski.
Também foram destacados, no Centro de Artes e Letras (CAL), o docente André Krusser Dalmazzo; no Centro de Ciências da Saúde (CCS), a docente Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma e a TAE Gisiê Mello Balsamo; no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), a docente Andréa Valli Nummer; e, no Centro de Educação (CE), a docente Ana Cláudia Oliveira Pavão e a TAE Gléce Kurzawa Cóser.
O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) reconheceu a docente Angela Araujo da Silveira Espindola e o TAE Raone Somavilla; o Colégio Politécnico homenageou o docente Ezequiel Redin e o TAE Cristiano de Avila Dotto. Por fim, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) destacou o docente Saul Azzolin Bonaldo. A cerimônia foi encerrada com agradecimentos aos presentes e às pessoas homenageadas.

Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas, revisora de textos da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).