Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Conheça os locais de visitação do Programa Janela Aberta

A 14ª Edição do Programa Janela Aberta acontecerá de 02 a 13 de maio de 2016. O programa oportuniza às Escolas registradas junto à COPERVES a realização de visitas em laboratórios, museus, mostras, entre outros locais de cultura e conhecimento que fazem parte da UFSM. O objetivo principal do evento é ampliar a interação entre a Universidade e os aspirantes ao ensino superior.

Para a escola participar do programa basta agendar a visita, através de um cadastro disponível no Portal da EscolaAs inscrições terão início no dia 18 de abril.

Este ano, 18 locais estarão disponíveis para visitação:

Laboratório

Descrição

Laboratório de Anatomia Animal

Exposição de peças anatômicas de vários animais (modelos naturais, sintéticos e banners). Através de vídeos e slides, serão apresentados os laboratórios do Setor de Anatomia Animal e suas atividades, como também serão explicados conceitos e aplicações do estudo da anatomia animal.

Laboratório de Avicultura

O laboratório de Avicultura da UFSM é composto basicamente por dois segmentos da área avícola, de grande importância no mercado de trabalho. O aluno que visitar este laboratório poderá ter conhecimento de grandes segmentos na área de zootecnia, veterinária e agronomia, tendo noções básicas sobre manejo, produção, equipamentos, instalações e pesquisa na produção avícola.

Laboratório de Biologia

Exemplares de animais, plantas e microrganismos para serem observados em lupa e microscópio. Coleções de zoologia, de sementes e de fungos. Meios de cultura com fungos e bactérias. Modelos de citologia, histologia e anatomia animal e vegetal.

Laboratório de Eletrônica

Os visitantes encontrarão as bancadas de trabalho compostas por equipamentos para confecção, análise e manutenção de equipamentos eletrônicos. Também são apresentados protótipos desenvolvidos por alunos e circuitos eletrônicos para demonstrar as atividades desenvolvidas nos cursos do CTISM e que estão relacionadas à eletrônica. Ao final, os alunos também poderão visitar as bancadas de programação de microcontroladores e microprocessadores.

Laboratório de Engenharia para o Meio Ambiente – LEMA

O aluno irá encontrar um complexo de laboratórios de Hidráulica e Saneamento Ambiental, com equipamentos utilizados para estudos em bancada e piloto voltados ao controle ambiental de águas. Equipamentos em escala reduzida para o tratamento de águas (teste de jarros e flotadores), além de outros equipamentos específicos para análises físico-químicas e biológicas de tratamento.

Laboratório de Piscicultura

No laboratório são desenvolvidas pesquisas voltadas para a piscicultura, aquicultura e nutrição de peixes. Sua área estrutural é composta por tanques escavados para a criação de peixes, prédios com laboratórios equipados para execução de experimentos de pesquisa científica em circuitos de recirculação de água, aonde são realizados testes de nutrição, desempenho, digestibilidade e manejo de peixes.

Jardim Botânico

Visitação de trilhas existentes, estruturas do local (viveiros, plantas carnívoras, orquídeas e medicinais, canteiros das plantas medicinais, minhocário, cactário, estruturas não madeiráveis, geodésicas- dentre outras); Abordagem de questões ambientais em âmbito geral dos cursos da UFSM (Engenharia florestal, biologia, agronomia, farmácia, engenharia sanitária e ambiental, arquitetura e engenharia civil voltadas a parte de construções ambientais).

Núcleo Ciência Viva

O Ciência Viva é um projeto de extensão onde estão envolvidas as áreas de Biologia, Física, Geociências (Paleontologia), Matemática e Química. Algumas áreas irão fazer uma apresentação dos cursos e em seguida desenvolver pequenas oficinas com experimentos práticos. Também contamos com uma amostra de Paleontologia que será disponibilizada para visitação.

Laboratório de Histofisiologia Experimental e Laboratório de Histologia

Observação microscópica dos quatro tipos de tecidos básicos e de um vídeo sobre a histologia; Apresentação das etapas do processamento histológico clássico: recepção de material biológico, fixação, inclusão em parafina, corte no micrótomo, coloração e montagem da lâmina. Demonstração da captura de fotomicrografia e técnicas de morfometria de estruturas microscópicas.

Laboratório de Produtos Florestais

Informações gerais sobre o curso de Engenharia Florestal, com ênfase em tecnologia de produtos florestais madeireiros e não madeireiros; Infraestrutura do laboratório, equipamentos utilizados em experimentos de caracterização de produtos madeireiros; Painéis, em madeira e outros produtos recicláveis como: plástico, gesso, resíduos agrícolas (casca de arroz), fibra de vidro, jornal, entre outros.

Laboratórios Didáticos do Colégio Politécnico

Visita aos laboratórios e setores didáticos dos cursos do Colégio Politécnico da UFSM: laboratórios de informática e Sistemas para Internet, Geoprocessamento, setores de Alimentos, Floricultura e Paisagismo, Fruticultura, entre outros.

Laboratório de Química da Madeira

Realiza análises químicas a fim de quantificar os teores de componentes inter e intracelulares da madeira, como lignina, cinzas, extrativos, holocelulose e alfa-celulose.

Laboratório de Silvicultura e Viveiro Florestal

Será realizada uma curta apresentação sobre o curso de Engenharia Florestal e logo após os alunos conhecerão os espaços que fazem parte de um laboratório de análise de sementes florestais, tipos de sementes e mudas. Além disso, serão apresentados projetos que são desenvolvidos (de pesquisa e educação ambiental), materiais, métodos e atividades envolvidas na produção de mudas de espécies arbóreas. Por fim haverá um passeio pelo viveiro para conhecer a estrutura de um viveiro florestal e espaços onde são realizadas aulas práticas com alunos.

Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas

Serão tratados os temas de cultura de tecidos vegetais (ambientes e atividades) e apresentados os minijardins clonais de plantas (casa de vegetação climatizada e outros ambientes) bem como mostradas as atividades desenvolvidas.

PRO+E

Encontrará projetos relacionados à robótica que estão em desenvolvimento e demonstrações dos robôs utilizados nas pesquisas.

Laboratório de Química

Os alunos poderão conhecer o laboratório de Química do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, bem como os projetos realizados no mesmo, como a reciclagem do óleo de cozinha a partir da produção do biodiesel e diferentes tipos de sabão. No momento serão realizados também alguns experimentos rápidos envolvendo conceitos de química abordados no decorrer do ensino médio.

Planetário

O aluno participará de uma sessão de planetário, onde através da projeção de imagens poderá ter noções de astronomia básica (R$ 1,00 por visitante).

A COPERVES disponibilizará, para cada excursão, um aluno-guia especialmente treinado para acompanhá-la durante a visita. Cada excursão deverá ter um professor da escola responsável.

Mais informações podem ser obtidas com Simone Marion, pelo telefone (55)3220 8170.