UFSM realiza formatura institucional integrada de alunos do CT e do CCNE

A Universidade Federal de Santa Maria realizou na sexta-feira (3) a Formatura Institucional Integrada de 66 alunos dos Centros de Tecnologia (CT) e Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A cerimônia acadêmica ocorreu no Centro de Convenções da UFSM e foi dividida em dois horários: às 14h colaram grau os 43 formandos dos cursos de CT e às 19h os 23 formandos do CCNE.

A Formatura Institucional Integrada é organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com a direção das Unidades. A partir deste ano, a Prograd está realizando essas cerimônias para adaptar-se à Resolução Nº 11/2018, que prevê, a partir do primeiro semestre de 2020, centralizar as solenidades de formatura sem nenhum custo para as turmas.

Anualmente, a UFSM forma cerca de 3 mil estudantes de graduação em Santa Maria e nos demais campi, nas modalidades presencial e à distância. Deste total, pelo menos metade dos estudantes optam por formar-se em solenidades de gabinete, justamente em razão dos altos custos envolvidos em uma cerimônia festiva.

“Após 30 anos, a UFSM voltou a realizar uma Formatura Institucional Integrada. Essas formaturas são totalmente institucionais, e oferecem a estrutura básica que uma formatura precisa, sem nenhum custo para os formandos”, explica a pró-reitora de Graduação, professora Martha Adaime. Segundo ela, somente as fotos e a filmagem, caso haja interesse, ficam por conta dos formandos. Em janeiro deste ano, foi realizada formatura nesses moldes com as turmas dos cursos de Serviço Social e Relações Internacionais.

Formatura Institucional Integrada do CT

Centro de Tecnologia

Em sua primeira formatura integrada realizada no Centro de Convenções, o CT  teve 41 estudantes que receberam seus diplomas durante a cerimônia, e dois, já formados, receberam o cumprimento da mesa de autoridades. O evento contou com a presença do vice-reitor, Luciano Schuch, da vice-diretora do CT, Tatiana Cervo, e de 11 coordenadores de curso.

O modelo da Formatura Integrada do CT passou por diversas mudanças, sendo a primeira a ser realizada no Centro de Convenções. “Costumávamos fazer no próprio CT, como uma cerimônia de gabinete. Este ano, com auxílio da Prograd, conseguimos realizá-la aqui, com status de solenidade”, explica a Secretária Administrativa do CT, Tatiana Stradiotto, que comemorou a grande participação de estudantes no evento.

O vice-reitor Luciano Schuch considera o novo modelo de formaturas integradas como um grande avanço no auxílio e acolhimento dos estudantes do início ao fim da graduação. “É necessário mudar a cultura de cerimônias separadas, de segregação. É muito melhor que haja integração e diálogo entre cursos e centros”, afirma ele.

Josias Orlando, formado em Engenharia da Computação durante a cerimônia, é natural de Centenário, interior do Rio Grande do Sul. Ele explicou o sentimento de chegar à fase final da graduação como uma mistura de emoção, alegria e um pouco de frio na barriga: “é um novo desafio, uma nova vida”.

Natural de Concórdia, Santa Catarina, Matheus Dal Mago, também formado em Engenharia da Computação, considera a ocasião como uma realização: “Foi uma etapa difícil da nossa vida. Foi divertido, mas sofremos bastante”. Seu pai, Adelar Dal Mago, não segurou a emoção ao ver o filho formado: “É a melhor gratificação que podíamos ter, e finalmente chegou o dia”.

Formatura Institucional Integrada do CCNE

Centro de Ciências Naturais e Exatas

Às 19h, foi a vez dos 23 formandos dos cursos de Química, Física e Matemática participarem da solenidade no Centro de Convenções. A cerimônia também contou com a presença do vice-reitor, Luciano Schuch.

Para a recém formada no curso de Licenciatura em Matemática Vartiele Lopes Viero, as formaturas institucionais ajudam todos os cursos e centros a concretizar um momento tão importante e esperado pelos formandos. ”É muito gratificante, não precisamos sair a procurar lugar. O Centro de Convenções é maravilhoso e não tem do que reclamar. Foi lindo, foi perfeito, e se todo mundo puder, faça a Formatura Institucional!”, celebrou.

A Prograd estimula os alunos a optarem pela Formatura Institucional Integrada e sem custo. As turmas interessadas devem entrar em contato com a Pró-Reitoria pelo e-mail prograd@ufsm.br.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias; e Lucas Gutierres, acadêmico de Jornalismo e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.
Fotos: Luana Giazzon e Lucas Gutierres
Edição: João Ricardo Gazzaneo