Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Primeiro dia do #DescubraUFSM deve receber 90 escolas

Foto de estudante do peito para cima

A 5ª edição do Descubra UFSM teve início na manhã desta quinta-feira (4), no Centro de Eventos da UFSM. No total, 90 escolas são aguardadas para o dia, incluindo instituições das regiões Centro, Noroeste e Campanha. Acompanhados pelos alunos-guias, os visitantes conheceram os estandes dos cursos e projetos oferecidos pela Universidade Federal de Santa Maria em seus quatro campi, e também de outras Instituições de Ensino Superior da cidade. Os visitantes tiveram informações sobre formas de ingresso, currículos dos cursos e perspectivas de estágios e mercado de trabalho.

O acadêmico Aliar Jung, do curso de Química da UFSM, atuou como aluno-guia no Descubra. No primeiro turno do evento, Alair recepcionou a Escola de Ensino Estadual José Langes, de Augusto Pestana. “É muito gratificante contribuir com escolas que vêm nos visitar. É a segunda edição que participo como aluno-guia e recomendo aos alunos da UFSM. É muito bom fazer parte deste momento de integração”, comentou.

A coordenadora pedagógica da Escola José Langes, professora Marcia Kunzler Sostmeger, considera o Descubra muito importante para os alunos que futuramente estarão no ensino superior “A nossa cidade é muito pequena e não tem Instituições de Ensino Superior. O Descubra é uma oportunidade para os nossos alunos poderem conhecer esse espaço em que poderão ingressar futuramente. A organização está ótima. É uma satisfação para a escola participar do evento”, afirmou.

No palco, em pé, organizadores do Descubra com o reitor e o vice

Na abertura do evento, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, destacou a presença de outras universidades e a oportunidade que os estudantes têm de conhecer melhor os cursos. “O Descubra oportuniza aos estudantes definir melhor suas escolhas, e abrir seus horizontes em relação à continuidade de seus estudos. Avalio como extremamente positiva a presença de outras instituições de ensino superior, pois estamos consolidando, nesta edição, nossa primeira ação concreta do Fórum das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria. A parceria entre as redes pública e privada é muito importante para juntos investirmos em uma educação de qualidade e garantirmos o futuro desses jovens, que estão aqui consolidando suas convicções e abrindo-se para novas possibilidades.” aponta.

Novidades da edição 2018

A organização do Descubra disponibilizou um espaço colaborativo para apresentação de outras instituições. O espaço teve a participação da Faculdade Palotina (Fapas), da Universidade Franciscana (UFN), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e do CFC Via Centro.

Quem for conferir o estande da Fapas terá informações sobre os quatro cursos de graduação oferecidos pela instituição: Administração, Direito, Filosofia e Teologia. A faculdade também oferece teste vocacional.

A Universidade Franciscana divulga o processo seletivo e os cursos no estande do Espaço Colaborativo. Na manhã do primeiro dia, os cursos de Terapia Ocupacional e Jogos Digitais estavam presentes com professores e estudantes. Ao longo do Descubra a UFN apresentará outros cursos ofertados.

O IFFar expõe, no Espaço Colaborativo, cursos ofertados em diversos campi a partir de instrutores. A participação do instituto contempla a apresentação de projetos desenvolvidos pelos cursos.

O Centro de Formação de Condutores (CFC) Via Centro mostra aos participantes do Descubra como é o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O CFC realiza teste de perfil para avaliar como o futuro condutor irá se comportar no trânsito.

Vibe Descubra e food trucks

Sete pessoas fazem pose para a foto como se mostrassem uma coreografia de dança

As novidades deste ano também incluem espaço Vibe do Descubra e food trucks. Enquanto o Vibe oferece momentos de descontração aos visitantes, os food trucks incrementam as opções gastronômicas.

Segundo Tais Cuti Pimentel, do Food Truck Black Burguer, a participação é um atrativo a mais para quem vem de fora de Santa Maria conhecer não apenas os cursos que a UFSM oferta, mas também a culinária da cidade.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Colaboração: Laura Almeida, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotografias: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias