Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Oficina de Iluminação Cênica será realizada nesta semana no CAL e Centro de Convenções

Formada pela UFSM, Nara Lucia Maia atua há 20 anos como iluminadora em Porto Alegre, Gramado e São Paulo, em espetáculos de teatro, dança e música. Na quarta (7) e quinta-feira (8), ela estará em Santa Maria para ministrar a Oficina de Iluminação Cênica, da qual podem participar professores, servidores técnico-administrativos, estudantes da universidade e comunidade externa interessada no tema. As atividades ocorrem das 9h às 12h e das 14h às 18h em dois locais: no primeiro dia, no Centro de Convenções; no dia seguinte, na sala 1220 do Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus sede. Organizada pelo grupo de pesquisa CineCirco, a oficina é promovida com recursos do Fundo de Incentivo ao Ensino (Fien) da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM.

Durante a oficina, serão abordados assuntos como tipos de refletores e modos de iluminação que proporcionam, relação entre equipamentos disponíveis e o espaço da apresentação, questões de estética da iluminação, cor, forma e direção, relação do iluminador com o diretor e atores, cuidados e questões de segurança em montagens de luz.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente neste link. Outras informações são obtidas pelo email raquelguerracontato@gmail.com.

Nara Lucia Maia – Licenciada em Desenho e Plástica (1993) e Artes Cênicas (1996) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e pós-graduada em Arquitetura e Cenografia (2015) pelo Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER. Artista plástica, iluminadora, diretora e produtora. Iluminadora de inúmeros espetáculos teatrais, encenações e eventos de Porto Alegre, São Paulo e cidades do Rio Grande do Sul, como: “A mulher do Padeiro” e “Mamãe foi pro Alaska”, direção de Ramiro Silveira; “O Menino Que Aprendeu Cedo de Mais”, “Ari Areia” e “Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, direção Airton Oliveira; “Hotel Fuck”, direção de Jezebel De Carli; “Re-sintos”, direção de Jussara Miranda; “A Dócil”, com direção de Nair D´Agostin. Em São Paulo, participou do Núcleo de Iluminação da Companhia do Latão em “Ensaio Sobre o Latão” e “Santa Joana dos Matadouros”, direção de Sergio Carvalho.

Diretora e iluminadora de espetáculos musicais e encenações como: “Nativitaten”, “Árvore Cantante” e “Natal Campeiro” do Natal Luz de Gramado 2010/2011; “Ópera do Vinho” de Bento Gonçalves 2009; “Natal no Morro” de Arvorezinha, de 2006 a 2011; “Luzes no Pampa” de Bagé, 2012; “Natal Encantado” da Quarta Colônia 2014.

Fonte: www.ufsm.br